Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Parques de BH


A maioria dos bairros da capital mineira contam com parques. Alguns pequenos, apenas para servirem de ponto de apoio de lazer da localidade em que os pais podem levar as crianças para brincarem ou mesmo para que cada um possa distrair um pouco. Outros têm múltiplos atrativos e integração com a natureza.

Três deles fazem parte de regiões onde já morei e sempre frequentei. Na nordeste, há  Renato Azeredo e, na Pampulha, o parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, conhecido como parque Ecológico da Pampulha e o Ursulina de Andrade Melo, ou mata do Castelo como é conhecido. Os três têm opções de lazer, esportes e natureza ao redor. Excelentes para ir com crianças. Faz parte dos três, a oferta de aparelhos de ginástica e pistas de caminhada e cooper. O parque Ecológico disponibiliza, ainda, algumas bicicletas gratuitas. 
Mata do Castelo
O principal, mais conhecido e mais antigo parque de Belo Horizonte é o Municipal Américo Renné Giannetti. Árvores, orquidário, brinquedos, passeios de burrinho, caminhadas são alguns dos atrativos do parque que também abriga o teatro Francisco Nunes e Palácio das Artes.

O parque de diversões mais procurado é mesmo o Guanabara, com diversas atrações, dentre elas, uma das maiores rodas gigantes da América Latina e com muitas novidades sempre.
Parque Guanabara



Agora, se o interesse é ver de perto várias espécies animais em extinção, basta visitar a Fundação Zoobotânica. Ultimamente, a atração principal tem sido o Aquário com diversos peixes nativos e exóticos da bacia do rio São Francisco.



O parque jornalista Eduardo Couri, popularmente chamado como Barragem Santa Lúcia integra o lazer de moradores de classes média e alta e de aglomerado. A área foi totalmente revitalizada e possui cerca de 86 mil m².

Já no parque das Mangabeiras, o que chama a atenção é ele fazer parte da Serra do Curral, que é o símbolo de BH eleito pela população em um plebiscito. Ela emoldura várias partes da cidade. As matas nativas do parque fazem dele a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Também foi projetado por Burle Marx e conta com grande variedade de fauna. Outra característica é que ele fica em uma das partes mais altas da cidade o que possibilita ter bem próximo ao parque o lindo mirante. E aí fica mais do que latente a explicação do nome que foi dado a este município que é Belo Horizonte.

Visitei e recomendo:
Parques: Renato Azeredo, Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, Ursulina de Andrade Melo, Municipal Américo Renné Giannetti, Guanabara, Fundação Zoobotânica e o Aquário, jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia) e o parque das Mangabeiras



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil




                                                                                                *Texto e crédito das fotos: Karina Motta


segunda-feira, 10 de junho de 2013

A BH que eu amo


Conjunto Arquitetônico da Pampulha é o foco do primeiro post sobre a capital mineira

Finalmente, um post sobre a minha cidade natal, uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada. Dia desses, tirei para ser turista em Belo Horizonte. Sempre gosto de visitar os museus e passear pelos bares e restaurantes da capital mineira, mas, este dia foi especial. Visitei o principal cartão-postal da cidade e região onde moro: o complexo arquitetônico da Pampulha. Cada detalhe, cada curva é encantador neste lugar.

Parques, praças e, principalmente,  bares e shoppings não faltam em BH, porém, serão alvo de outros posts. Há alguns anos, até brinquei com um colega que queria conhecer minha cidade, que bastava eu levá-lo aos shoppings, pois cada região e a maioria dos bairros possuem um.

Igrejinha São Francisco
Bem, voltando à Pampulha, formada pela lagoa, Casa do Baile, museu de Arte, igreja São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube e o parque Guanabara. E como falar dessa região sem tocar nos traços e curvas projetados por Oscar Niemeyer? As curvas em tons azuis são o registro da Igrejinha da Pampulha como é popularmente conhecida a igreja São Francisco de Assis. Os painéis são de Cândido Portinari mostrando a Via Sacra e a imagem de São Francisco. Outro detalhe que também chama a atenção é o jardim de Burle Marx.


Casa do Baile
O detalhe das curvas que acompanham a Lagoa e os jardins de Burle Marx ficam por conta da Casa do Baile. O paisagista Burle Marx se junta às esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa para compor essa obra artística que é o Museu de Arte da Pampulha. Esse prédio também é famoso por ser o primeiro projeto de Niemeyer, influenciado por Lê Corbusier. Inicialmente funcionou como cassino até 1946, quando o jogo foi proibido no Brasil. Desde 1957, funciona como museu, que tem um acervo de  e conta com 1.600 obras.

A forma de um barco é o destaque do Iate Tênis Clube, emoldurado tanto pela lagoa da Pampulha como pelos jardins de Burle Marx. 
 
Iate Tênis Clube
Atrações mais voltadas para crianças também situadas na Pampulha são o Zoológico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, o parque Ecológico e o parque de diversões Guanabara. Estes, serão tema de outros posts

Roda gigante do parque Guanabara - Uma das maiores da América Latina

Visitei e recomendo:

Conjunto arquitetônico da Pampulha

Localização:

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e fica na região sudeste



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

                                                                     

*Texto e crédito das fotos: Karina Motta