Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Gastronomia na capital mineira



Já falei, em post específico, que no Mercado Central de Belo Horizonte encontra-se muito da culinária mineira e é mais que notório que o estado onde nasci é referência em gastronomia. Seja a comida da roça, seja a de botecos. O fato é que é incontestavelmente deliciosa. Com grande variedade de pratos típicos ou mesmo alta gastronomia o turista não fica sem excelentes opções de culinária em Belo Horizonte. Não citarei os restaurantes, botecos, cafés mais conhecidos e os que mais gosto para não correr o risco de esquecer de algum imperdível.

Por outro lado, não posso falar dos meus passeios em BH sem cogitar um tópico sobre a nossa gastronomia. A culinária internacional está presente em diversos restaurantes de qualidade e também outros que oferecem pratos típicos das diversas regiões brasileiras. Porém, voltando ao tópico da culinária mineira, além do pão de queijo, queijo minas, verduras típicas, tropeiro, tutu de feijão, angu, frango com quiabo ou ao molho pardo, leitão a pururuca, torresmo, doces em calda, quitutes como broas... ai... ai... dá água na boca só de pensar! Também somos os precursores do festival comida di Boteco, que tomou conta de quase todo o país ultimamente. Somos famosos por ser a capital dos botecos e esse festival movimenta
Belo Horizonte. É uma festa!

Nossa fama de boa culinária é tão tradicional que vários outros festivais sempre surgem. A alta gastronomia, por exemplo, é representada no Gastrô. Para mostrar os restaurantes de determinadas regiões de BH, há outros como o Circuito Gastronômico da Pampulha. Uma coisa não há como negar: come-se e come-se bem em Belo Horizonte!



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                                                                *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Diversidade no Mercado Central e feiras de Belo Horizonte

Uma boa pedida para se conhecer as tradições de um lugar é visitar o mercado central da cidade que se está visitando e, em BH, o mercado central não foge à regra. Encontra-se de tudo e mais um pouco lá. Este é um passeio imperdível!


Mercado ao fundo. Primeiro, praça Raul Soares
Aromas, cultura, religião, artesanato, alimentação, enfim, produtos típicos e característicos dos mineiros. Desde a geladíssima cerveja acompanhada de fígado com jiló até frutas exóticas, o tradicional queijo Minas, as famosas cachaças. Aliás, se Belo Horizonte é conhecida como a capital dos botecos, no mercado, é possível encontra vários deles. Além de flores, ervas, verduras, carnes, brinquedos, roupas, artigos para festas... uma infinidade de coisas!


De terça a domingo, são realizadas feiras nas ruas de alguns bairros da cidade. O turista que está em BH e quer levar uma lembrancinha da cidade para os amigos e/ou familiares, deve esperar o domingo e se dirigir à feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena. Bem organizada, dividida em setores e, assim como no mercado, encontra-se de tudo um pouco lá. Vale a pena.













As demais feiras, acontecem de terça a sábado e as principais são a do Sion, do Santo Agostinho, da Savassi, da Álvares Cabral, Colégio Arnaldo, Feira Tom Jobim . Em muitas delas, não só o ponto de encontro, da paquera como da cultura também, com apresentação de shows, teatro, música tudo gratuito.

Visitei e recomendo:

Mercado Central
Feira de Artes e Artesanato da Afonso Pena e demais feiras de BH



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

Instagram: blogviagenspelobrasil


                                                                                                                  *Texto e fotos: Karina Motta