Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Conhecendo Bento Gonçalves/RS

Principais pontos turísticos da cidade

Pipa pórtico recepciona visitantes
Afora os pontos turísticos de Bento Gonçalves que julgo merecerem e terão posts específicos como as igrejas e passeios/roteiros opcionais, tratarei dos demais que visitei aqui. As casas de madeira são muito encontradas em toda cidade. Outras tantas são de alvenaria e, em alguns lugares, também são encontradas edificações em pedra basalto aparente, rocha muito encontrada na região. Porém, diferente do que pude conferir em Florianópolis onde também vi isso, mas, em Floripa, as casas feitas de madeira aparecem em locais específicos. Ou em bairros menos abastados ou próximos ao mar. Pelo menos foi essa impressão que tive.

Memorial do Imigrante com a igreja São Bento ao fundo
Memorial e praças – Ao lado da igreja São Bento, fica o Memorial do Imigrante. É uma
homenagem ao povo que colonizou a região. Ele foi inaugurado em 2005, quando se comemorou 130 anos da imigração italiana do Rio Grande do Sul. O monumento, criado por Gustavo Nackle, é em bronze e pesa 120 toneladas. Ao redor deste lugar, também tem a praça Achyles Mincarone.

Igreja São Bento




Praça Achyles Mincarone
Praça Rui Lorenzi e Matriz Cristo Rei
A praça Padre Rui Lorenzi, conhecida como praça das Rosas é onde está localizada a Matriz Cristo Rei, em estilo gótico, que foi inaugurada em 1945. Já a praça Centenário é grande e tem até pista de skate.

Na entrada da cidade, o pipa pórtico dá as boas vindas aos turistas. Pipa é uma barrica de madeira utilizada para armazenar ou transportar vinho. O portal foi construído em 1985 e ele tem 17 metros de altura.
E na cidade onde imperam os descendentes de italianos, claro que não podia faltar vários monumentos que homenageiam os imigrantes e também prédios históricos de arquitetura maravilhosa e detalhes que lembram a Europa como é o belo Palácio Municipal, que foi inaugurado em 1902. Possui arquitetura neoclássica com influência portuguesa.

Palácio Municipal
O charme da cidade está na Via del Vino. Foi no entorno desta rua histórica que Bento Gonçalves começou a se desenvolver e é onde tem várias lojas e prédios públicos, além da Calçada da Arte, onde obras de artistas locais ficam dispostas no piso.  Há sobrados que abrigaram famílias tradicionais e prédios que funcionaram como bancos e clubes, além de espaços como o Santuário de Santo Antônio e a Praça Walter Galassi e a Prefeitura Municipal. A Via del Vino é a principal do município e onde fica La Fontana, um chafariz que jorra água na cor de vinho. Nesta via se encontram os prédios mais antigos do município.






Como a proposta da nossa viagem era o romantismo, com as comemorações dos meus 40 anos de vida e 10 anos de namoro, todos os dias aproveitávamos o ofurô do hotel Laghetto Viverone onde ficamos hospedados. Da janela e também do quarto, tínhamos uma parte da vista privilegiada da cidade.
Vista do bairro São Bento
Achei interessante que, ao andar pela cidade, sempre nos esbarrarmos em uma fruteira. Este é o nome que dão aos mini-mercadinhos. Em princípio, pensei que fossem os sacolões que conheço em Minas Gerais, mas, ao entrar em alguns, percebi que são mercearias. Têm de tudo um pouco.

A alta temporada é no inverno e em dias muito frios chega até a nevar na cidade (nos contaram que próximo à igreja São Bento, onde ficamos hospedados, neva). Já o verão é a época da colheita das uvas, quando os turistas podem acompanhar e participar do processo, inclusive, da pisa das uvas. Fomos no verão, mas, não quisemos participar da pisa porque soubemos que, com a industrialização, este processo não é muito usado atualmente, porém, permanece a tradição, entretanto, privilegiei outros passeios.



Localização:

Região Sul do Brasil. Município do estado do Rio Grande do Sul.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.


Visitei e recomendo:

Memorial do Imigrante
Praça Achyles Mincarone.
Praça Padre Rui Lorenzi ou das Rosas
Matriz Cristo Rei
Praça Centenário
Pipa pórtico
Palácio Municipal
Via del Vino
Santuário de Santo Antônio
Praça Walter Galassi
Prefeitura Municipal
La Fontana

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Parceria com o blog Belezas da Roça - II Parte

Outros cinco lugares onde o Blog Viagens pelo Brasil fotografou pôr do sol já estão disponíveis no blog Belezas da Roça. Esta é a segunda e última parte da parceria. Confiram no próprio Belezas da Roça ou aqui:


Cinco seleções de pôr do sol encantadores clicados por Karina Motta
Exibiremos neste post a segunda (e derradeira) parte da seleção de fotos de pôr do sol registradas pela jornalista e blogueira Karina Motta. A autora do Blog Viagens pelo Brasil fotografou em Governador Valadares/MG, Icoaraci/PA, Mucuri/BA, São Thomé das Letras/MG e Florianópolis/SC, o espetáculo que verão abaixo em diversos ângulos.

Se você também tem uma coleção de pores do sol e quer dividir conosco, basta entrar em contato pelo e-mail que fica no cabeçalho do blog. As fotos devem ser autorais!

Vamos à seleção da Karina!

Governador Valadares/MG: Mais um registro feito da janela do hotel onde eu estava hospedada. No bairro Nossa Senhora das Graças, em Governador Valadares/MG.






Icoaraci/PA: Estes quatro registros são referentes a uma série de fotos de pôr do sol na orla de Icoaraci, no estado do Pará. Enquanto estávamos fechando nossos roteiros de visitas, todos os paraenses com que conversamos foram unânimes em nos indicar assistir ao entardecer em Icoaraci.
Há quem conteste, mas, muitos afirmam que o próprio nome do distrito está relacionado ao poente, pois, dizem, que na língua Tupi-Guarani Icoaraci significa de frente para o sol ou onde o sol de repousa









Mucuri/BA: De manhã sempre curtíamos a praia e uma das tardes saímos para conhecer a cidade de Mucuri/BA. Fomos ao porto, que fica às margens do Rio Mucuri e na volta para o hotel, um grande e estiloso prédio nos chamou a atenção. Infelizmente, apesar de lindo e de ter uma arquitetura diferenciada, estava abandonado. Enquanto fotografava, o fim da tarde se aproximava e, quando fui caminhando em direção ao hotel, uma grata surpresa: este magnífico pôr do sol surgiu bem na minha frente!




São Thomé das Letras/MG: Quem vai a São Thomé das Letras, em Minas Gerais, não pode deixar a cidade sem ir à Casa da Pirâmide, que é um dos pontos mais altos do município, para apreciar o pôr do sol e claro que eu não pude perder essa oportunidade.





Florianópolis/SC: Este foi o primeiro registro fotográfico de pôr do sol que fiz. Infelizmente, na época, não haviam inventado as câmeras digitais e eu estava navegando a ilha, voltando da Baía dos Golfinhos, portando minha câmera analógica. Como não era possível tirar várias fotos e ainda tinha o risco de alguma sair queimada na revelação, este foi o único registro que consegui e apenas saiu um pouco do reflexo do sol no mar.




O que você achou das fotos? Qual você achou mais bonita?
Deixe sua opinião nos comentários!
Eu achei deslumbrantes



Karina Motta é jornalista. Administra e faz a gestão de conteúdo das redes sociais do

Parceria com o blog Belezas da Roça

A convite do blog Belezas da Roça, a gestora de conteúdo e administradora do Blog Viagens pelo Brasil, Karina Motta, escreveu um post sobre pôr do sol, que foi dividido em duas partes. "Sempre fui muito fã do trabalho da Stéfani Ribeiro, responsável pelo blog e comunidade Belezas da Roça. As redes sociais que ela administra sempre resultam em muito sucesso e crescem rapidamente tamanha é a qualidade do projeto. Quando recebi o convite para escrever o post fiquei muito envaidecida por ter a oportunidade de participar desta iniciativa tão interessante", afirma Karina.

A primeira parte do texto pode ser lida diretamente no Belezas da Roça ou aqui:

Blogueira Karina Motta seleciona melhores fotos de pôr do sol tiradas em diversos lugares do Brasil
A jornalista e autora do Blog Viagens pelo Brasl, Karina Motta, aceitou gentilmente um convite meu para publicar aqui no Belezas da Roça as melhores fotos de pôr do sol fotografados por ela em diversos lugares do Brasil. Mineira, de olhar sensível, ela viaja os quatro cantos do país colecionando momentos e paisagens, dentre elas as que ficarão expostas neste post especialmente preparado por ela mesma e que será divido em duas partes. Aproveito a oportunidade para agradecer a atenção e a aceitação do convite. Grata, Karina!

Confira a parte I deste post e se encante!
Dentre os grandes espetáculos que a natureza nos reserva todos os dias, o mais admirado por mim é o pôr do sol. Paro tudo o que estiver fazendo para apreciar esta maravilha e ainda dei sorte de clicar alguns. Acho até que essa paixão está no sangue, pois, nasci no estado brasileiro que é rodeado por montanhas e, para mim, uma das coisas mais emocionantes da vida é contemplar o sol se escondendo nos montes das Minas Gerais! Agora, a convite do blog Belezas da Roça, reuni meus registros fotográficos e posso dividir essa minha paixão com vocês.

Há muitos outros que não consegui fotografar. Inclusive, o mais bonito deles e inesquecível foi um dos tantos que presenciei em minha cidade natal, Belo Horizonte. Aliás, o nome de BH realmente não é em vão. Em vários pontos é possível ver o pôr do sol entre nossas montanhas. Por diversas vezes voltando do serviço fui agraciada com esta atração divina. E se não cliquei o mais bonito deles, pode ter certeza, ele está gravado em minha mente para sempre. Basta eu fechar os olhos e lá está ele se mostrando para mim novamente.

O cenário foi deslumbrante. Em uma das avenidas próximas à minha casa, o sinal de trânsito fechou e pude ficar por alguns instantes parada observando o astro rei se esconder entre as montanhas mineiras. Para completar a paisagem, estávamos na época de floração dos ipês e bem ali, compondo a linda vista, um grande e totalmente florido ipê roxo... Foi simplesmente demais! Pensei em pegar o celular para fotografá-lo, mas, fiquei em tanto êxtase que não consegui e aqui entre nós, ainda bem que não desviei meu foco para procurar meu celular, pois, só assim pude admirar com plenitude este presente magnífico de Deus. Eu me senti abençoada!

Bem, vamos ao que interessa? Confira a minha seleção de fotos de pôr do sol. Colocarei os lugares onde a foto foi tirada em ordem alfabética.

Bento Gonçalves/RS: A primeira foto da minha coleção foi tirada no Rio Grande do Sul, na cidade de Bento Gonçalves. O clic foi da janela na suíte em que fiquei hospedada, no bairro São Bento.



Brumadinho/MG: Essas duas fotos também foram tiradas da varanda da suíte onde fiquei hospedada na cidade. Desta vez, em Brumadinho/MG, coincidentemente o nome do hotel é Estalagem do Mirante. Será que é por acaso?!





Cocais/MG: Além de inscrições rupestres de seis mil anos e uma linda paisagem, o pequeno distrito denominado Cocais também nos reserva um maravilhoso pôr do sol!



Diamantina/MG: O brilho da cidade não vem apenas dos diamantes. A forte luz destacada nas cores vermelha e laranja, características do pôr do sol, deixam a pequena Vila de Biribiri em Diamantina, no estado de Minas Gerais, ainda mais brilhante!





Esmeraldas/MG: Sítio já um lugar para fugir da agitação dos centros urbanos e se esse período de tranquilidade for brindado com um maravilhoso pôr do sol, certamente, a volta para a rotina será ainda mais gratificante. Nestas fotos, o entardecer foi registrado na lagoa do bairro Cidade Jardim, na cidade mineira de Esmeraldas:





Amanhã publicaremos a parte II deste post, serão exibidas fotos de Governador Valadares/MG, Florianópolis/SC, Icoaraci/PA, Mucuri/BA e São Thomé das Letras/MG. Até lá...

Karina Motta é jornalista. Administra e faz a gestão de conteúdo das redes sociais do
Blog Viagens pelo Brasil.