Degustação de barreado faz parte do passeio
Uma cidade histórica cercada por montanhas e banhada pelo mar. Existe combinação mais atrativa para uma mineira? Só poderia mesmo adorar este passeio. Em Morretes também aliei o que mais gosto a esses ingredientes magníficos: foi lá que experimentei o barreado – comida típica de lá. Muito bom por sinal! Como estava de carona com conhecidos, não cheguei à cidade litorânea do Paraná por meio da maria fumaça, mas só pelas fotos pude ter a sensação de que seria uma maravilha! Recomendo para quem tiver a oportunidade, pois a vista é magnífica.
O centro da cidade é uma graça, com casarões antigos, a igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto e é por onde passa o rio Nhundiaquara. Já com relação à Estrada Graciosa, o próprio nome diz tudo e dispensa comentários. As pequenas pontes rendem lindas fotos. O município é pequeno, mas muito acolhedor. O turismo de aventura tem um apelo grande em Morretes, mas, como já expliquei em posts anteriores, não sou adepta a aventuras.
Barreado – O destaque do barreado é a atenção com que essa comida típica é preparada. Farinha e arroz fazem parte dessa iguaria no prato, porém, vários outros acompanhamentos como salada e banana à milanesa completam essa delícia. Trata-se de uma carne de panela, que fica um dia inteiro cozinhando. Isso a deixa bem macia, dissolvendo na boca. Os moradores locais contam que tem esse nome porque, antigamente, o preparo do prato era feito em uma panela de barro alta e a tampa era vedada com barro também (expressão conhecida como barrear a panela) para que, depois de levada ao fogo, a panela fosse enterrada a fim de terminar o cozimento da carne, por isso, demorava-se muito para ficar pronta.
Depois desse almoço, uma dica é saborear o sorvete caseiro vendido em várias lojinhas da cidade. Ao mesmo tempo, conheça o artesanato local, passeando pela pracinha do coreto onde há muitos artesãos.
Visitei e recomendo:
Centro da cidade
Pracinha do Coreto
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto
Rio Nhundiaquara
Estrada Graciosa
Localização:
Morretes fica na região sul do Brasil, a 74 km de Curitiba, capital do Paraná.
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
*Texto e crédito das fotos: Karina Motta
O nome do prato parece estranho no primeiro momento, ao ler a receita o estranhamento se afasta e somos cativados pela vontade de experimentar. Morretes está na minha lista para visitar. Wagner Dias Ferreira - Advogado.
ResponderExcluir