Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Santuário do Caraça: religiosidade e paz de espírito

Quer uma forma melhor de encontrar paz e sossego do que se ver rodeado por natureza impecável e, ainda, aliado a isso, ter à sua disposição elementos de espiritualidade? Com certeza, no Caraça, que fica na Serra do Espinhaço, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara/MG, você terá acesso a este santuário ecológico que atrai turistas em busca de peregrinações, descanso, contato com a natureza,
trilhas e/ou cachoeira.
Reprodução internet

Reprodução internet

Reprodução internet
O espaço onde hoje funciona o hotel era um colégio. Ruínas da instituição de ensino, que pegou fogo em 1968, ainda estão lá e abrigam um  museu. Passaram mais de dez mil alunos, entre eles, ex-presidentes da república como Afonso Pena.

Reformado e restaurado, o local transformou-se em hospedaria. Uma excelente opção, pois, mescla história, natureza, aconchego e boa culinária. Claro, também, é a forte presença da espiritualidade. As caminhadas nos levam à reflexão. E o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, à contemplação.

Reprodução internet

Reprodução internet
Entre trilhas e uma grande diversidade de fauna e flora, o turista se depara com lindas cachoeiras: cascatinha, cascatona, bocaína e Belchior. A de mais fácil acesso, com uma leve caminhada, é a cascatinha, que fica a 2 km do colégio do Caraça. Quem estiver mais disposto a andar, pode ir até a cachoeira que fica mais longe: a Cascatona – 6 km do colégio. Há também dois lagos: tanque grande e São Luiz.

Cascatinha - Reprodução internet
O santuário é considerado por ter a primeira igreja neogótica do Brasil.  Uma das pinturas que mais chama a atenção é o quadro da Santa Ceia, pintado por mestre Ataíde. Outro ponto que chama bastante atenção na igreja são os vitrais coloridos. Um deles foi doado por Pedro II.
 
reprodução internet
Reprodução internet
À noite, o visitante sempre ansiosamente esperado pelos hóspedes é o lobo-guará, que se acostumou a vir se alimentar com os padres que toma conta do santuário. Pela manhã, é a vez dos inúmeros pássaros virem se alimentar e receber os cuidados que os padres sempre dispensam aos animais do santuário.

Outros atrativos do Caraça: biblioteca, museu, jardim Calvário, ponte do Bode, Banho do Imperador, Casa das Sampaias (onde dormiam as funcionárias do seminário), Muro da Senzala e Cruzeiro.

O santuário faz parte da Estrada Real.
  
Reprodução internet

Visitei e recomendo
Ruínas do colégio
Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Cachoeira Cascatinha
Biblioteca
Museu
Calvário

Observação: As fotos daqui para baixo - Crédito: Karina Motta




 




Localização:
O Santuário do Caraça fica na Serra do Espinhaço, entre os municípios mineiros de Catas Altas e Santa Bárbara. A distância da capital do estado, Belo Horizonte, é 120 km



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                                 *Texto: Karina Motta 
                        Fotos: Reprodução Internet e Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário