Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

Governador Valadares/MG, a cidade aos pés do Ibituruna

Rio Doce e Pico do Ibituruna  com neblina ao fundo

Meu marido teve que ir a trabalho neste fim de semana para Governador Valadares, região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais e, claro, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL foi acompanhá-lo para desenvolver pautas. Na estrada, quase chegando, já se começa a ter uma visão do Pico do Ibituruna. Já no município, de qualquer lugar que se está, a vista do Ibituruna é plena. A Serra reina absoluta e a estrada, maravilhosa, apesar de ser meio íngrime a subida, compensa. Ver o rio Doce do alto é esplendoroso e esta é a outra atração da cidade que mais chama atenção. Ele margeia todo o município.

Em tupi-guarani, Ibituruna significa pedra negra e lá está aquela rocha imponente que enche os olhos, com altitude de 1123 metros do nível do mar e 990 metros do nível do rio Doce. O pico foi tombado pelo Patrimônio Paisagístico em 1989 e pelo Patrimônio Histórico do Município em 2001. 

Hoje, a referência do pico é para os praticantes de voo livre. Chegamos no sábado à tarde e preferimos deixar para subir a serra no dia seguinte de manhã, só, que ao amanhecer, o pico estava todo tomado por neblina, então, esperamos abaixar e só depois das 10 horas o céu estava limpo e lá fomos nós. Ao chegarmos, apenas alguns poucos turistas que não se dispuseram a saltar, mas, à tarde, ao voltarmos ao hotel, da janela, verificamos que pessoas se animaram e estavam saltando.



Uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre é realizada no pico. Por causa do Ibituruna, Governador Valadares ficou conhecida como a Plataforma Mundial do Voo Livre. No centro, na praça do Teatro Atiaia há, inclusive, um marco em homenagem ao 8º Campeonato Mundial de Voo Livre, realizado em 1994, o monumento possui uma asa-delta sobre um pedestal de rocha.

Teatro Atiaia e o marco
O Teatro Atiaia foi inaugurado em 1982. O seu nome significa raio de luz em tupi-guarani, escolhido em um concurso cultural, vencido pela professora Ruth Soares. A capacidade é de 442 pessoas.

Voltando ao pico do Ibituruna, a começar da varanda do hotel Pedra Negra onde nos hospedamos. Ao abrir a cortina da varanda, pronto! De cara com ele, imponente e lindo. O café da manhã no hotel é bem completo e as instalações são boas.


Ao subir a serra, algumas atrações no caminho como a Casa do Papai Noel, que fica aberta para visitação mesmo em períodos fora do natal com restaurante e diversos atrativos para a criançada. Até comentei que, com criança, a visita ao Pico do Ibituruna significa ficar uma boa parte do passeio nesta casa que encanta até adultos. Tem uma pequena tirolesa, bicicletas, velotróis, além de um grande espaço kids com cama elástica, um enorme escorregador e tantos outros brinquedos que a criançada ama. Para adultos e crianças, impossível não tirar foto ao lado do Papai Noel, no trenó, no quarto e cozinha desta figura natalina. Especificamente para os adultos, o diferencial é caminhar entre as copas das árvores nas rampas de madeira suspensas e visitar o orquidário. Há ainda uma pequena capelinha dedicada a São Nicolau. É um lugar muito lindo. A vista é maravilhosa.

Passarela para caminhar entre as copas das árvores
Orquidário










Capela São Nicolau
Em frente à Casa do Papai Noel, há um monumento em homenagem à abidução de um morador no pico, o senhor Plínio Bragatto, em 1996. É... Minas Gerais é cheia de histórias com ETs. Varginha, São Thomé das Letras e Governador Valadares que o digam! Risos.



Assinamos petição para gastronomia seja considerada cultura
Rio Doce ­– O rio Doce tem 83.500 km² e banha Governador Valadares. Além de boas opções de bares e restaurantes, o melhor lugar para se ver o rio Doce de pertinho é o bairro residencial e de lazer Ilha dos Araújos. Jantamos no restaurante Concept e lá eles estão fazendo uma campanha e colhendo assinaturas de uma petição pública a ser encaminhada ao Congresso Nacional para aprovação do projeto de Lei 6562/13. O objetivo é que a gastronomia seja considerada cultura, resgatando e valorizando nossos produtos, receitas e história à mesa. Tudo que o BLOG VIAGENS PELO BRASIL acredita. Claro que assinamos! Em volta do calçadão da ilha, vasta vegetação. Moradores aproveitam o espaço para fazerem passeios de bicicletas e caminhadas. Um lugar bonito e muito tranquilo. A ponte de acesso à Ilha dos Araújos também é um excelente local para apreciar o rio. Ela também liga o bairro ao centro da cidade.




Ponte de acesso ao bairro Ilha dos Araújos



O calçadão também é bonito





O entorno do rio é todo arborizado e cheio de plantas










Calçamento do bairro



No bairro, ainda conhecemos a Igreja Nossa Senhora Aparecida e a praça Júlio Soares. O nome é em homenagem ao cunhado do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.



Igreja  Nossa Senhora das Graças
Praças e igrejas – Muitas praças e igrejas, a maioria presbiteriana e católica. A primeira praça a ser visitada por nós foi a Serra Lima e era nosso caminho do hotel para o centro da cidade sempre.
Dentre as igrejas católicas que visitamos, está a Nossa Senhora das Graças e a pres-biteriana, na avenida Minas Gerais também caminho para o hotel onde ficamos hospedados. Além da Catedral de Santo Antônio, que fica na praça Dom Manoel Neves Coelho,  em homenagem a uma personalidade religiosa da cidade.Também conhecida como praça da Matriz. Esta é a matriz do município, construída entre 1910 e 1915, foi o primeiro templo religioso da cidade e se tornou matriz em 1957.

Praça Serra Lima

Catedral de Santo Antônio
Praça Dom Manoel Neves Coelho
Primeira Igreja Presbiteriana
Fomos conhecer ainda o antigo templo da Primeira Igreja Pres-biteriana, perto da Matriz. O prédio, construído na década de 1950, faz parte do acervo arquitetônico urbano de Governador Valadares.  


A principal praça da cidade é a do Vigésimo. O nome é em homenagem ao aniversário de 20 anos de emancipação político-administrativa do município. Há uma árvore chamada de figueira, Ficcus. Neste local, foi construída a primeira estação ferroviária da cidade, em 1.910. É nela que está localizado o prédio do Fórum e o marco comemorativo ao vigésimo aniversário de emancipação do município.
Ficcus - Figueira
Praça do Vigésimo

A praça dos Pioneiros tem uma concha acústica e um teatro de arena, além de um monumento em homenagem aos 60 anos de emancipação político-administrativa. A arborização é com palmeiras. Há uma feira de artesanato simples. Na área central, um posto de informações turísticas e um painel com o mapa da cidade.


Outros pontos ar-quitetônicos – Há, ainda, os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal de Governador Valadares. O prédio dos Correios é o único da cidade construído em estilo eclético e que conservou sua originalidade. A construção é característica dos anos 1940, apesar de ter sido edificado em 1967, quase trinta anos depois. O sobrado mais antigo de Governador Valadares  é onde funcionou o antigo Hotel Rio Doce, em homenagem ao curso dágua que mais encanta o município e impera ao lado do Pico do Ibituruna como as grandes riquezas e maravilhas naturais da cidade.
Prefeitura e Câmara Municipal

Sobrado mais antigo da cidade

  Localização:

Região Sudeste do Brasil. Município do estado de Minas Gerais. Governador Valadares pertence à região conhecida como Vale do Rio Doce
A distância da Capital mineira é 320 km.
 
Visitei e recomendo: 

Pico do Ibituruna
Rio Doce
Teatro Atiaia
Marco em homenagem ao 8º Campeonato Mundial de Voo Livre
Casa do Papai Noel
Ilha dos Araújos
Ponte de acesso à Ilha dos Araújos
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Praça Júlio Soares
Igreja Nossa Senhora das Graças
Catedral de Santo Antônio
Praça Dom Manoel Neves Coelho
Primeira Igreja Presbiteriana
Praça do Vigésimo
Praça dos Pioneiros
Prédio dos Correios
Sobrado mais antigo de Governador Valadares



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



                                                              *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

6 comentários:

  1. Retornando a cidade e precisando de algo, faça contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Guilherme! Adorei a cidade. Com certeza, devo voltar. Abraço!

      Excluir
  2. E claro que tinha que ter foto de pôr do sol para deixar o post ainda mais interessante! rsrs

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Stéfani! O pôr do sol é só para variar um pouquinho - risos - e, claro, fechar com chave de ouro a postagem e a visita a esta cidade tão linda! Beijo!

      Excluir
  3. Fico muito feliz que tenha gostado da minha cidade, amei a publicação sobre ela, apesar de muitos reclamarem, eu sou completamente apaixonada por essa cidade.Espero que volte mais vezes, e no que precisar, estou a disposição, quero te conhecer quando voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorrayne! Que bom ter gostado do post. Também amei sua cidade. É uma pena o desastre ecológico que contaminou o rio, mas, só nos deixa ainda mais solidários a salvar esta maravilha de cidade! Com certeza voltarei e te aviso.

      Excluir