Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2016

Lagoa DouradaMG é a terra dos rocamboles

A tradição de produzir rocamboles rendeu à cidade de LagoaDourada a fama de ter os mais deliciosos produtos de Minas Gerais. Segundo o guia que acompanhou o BLOG VIAGENS PELO BRASIL nesta viagem, tudo começou com um francês que se estabeleceu no município. Ele se apaixonou por uma jovem e, para conquistá-la, resolveu amarrá-la pelo estômago e ele mesmo desenvolver a receita de família e presenteá-la com um rocambole legitimamente francês. Deu certo, casaram-se e começaram a fazer o doce para vender. Assim, surgiu a primeira loja de rocamboles da cidade, que recebeu o nome de Legítimo Rocambole. Nada mais justo, pois, realmente foi o primeiro e depois toda a cidade passou a produzir essas delícias, que são encontradas em diversos pontos do município e todos que passam por lá para ir ou voltar de Tiradentes  não deixam de encomendar essa maravilha!
O legítimo foi o primeiro, mas, logo surgiram outros como o famoso, o tradicional, o rei, o delicioso etc. O sr. Jaci, por exemplo, trabalhou por dez anos no legítimo rocambole até resolver se tornar empreendedor.
Embalagens especiais, como caixas, foram desenvolvidas especialmente para os viajantes levarem essa lembrança para casa sem ter nenhum transtorno no transporte e, assim, a demanda e a divulgação dessa iguaria foi ganhando espaço e se alastrou por todo o Brasil. E a cidade ficou conhecida por ser a Capital Nacional do Rocambole.

Desta vez, experimentamos outra marca. Fomos até a padaria do Jaci e não nos arrependemos. O rocambole é bem artesanal e maravilhosamente delicioso, leve e não enjoativo por não ser muito doce.

A produção do leite é muito presente o que fez a cidade se voltar a desenvolver as famosas quitandas mineiras como biscoitos, pão de queijo, roscas e pão de ló. Este, a base do rocambole.

Desde 2009, é realizada a Festa do Rocambole na cidade, que reúne não só a delícia como uma programação cultural.

A padaria do Jaci fica na rua da Matriz de Santo Antônio. Ela fica no alto da colina e chama a atenção e o estilo barroco predomina.  Foi restaurada em 2013 que retirou as intervenções que descaracterizavam a igreja. Mais para frente, bem próximo, encontramos a igreja do Senhor Jesus de Matosinhos. Ao longo do canteiro central da rua, encontram-se estruturas com os passos da Via Sacra. Imaginei como deve ser linda a semana santa nessa cidade. Fica aí mais um convite para voltar!

Visitei e recomendo:

Um dos mais diversos pontos de venda de rocambole
Matriz de Santo Antõnio
Igreja do Senhor Jesus de Matosinhos

Localização:

O município de Lagoa Dourada está localizado no estado de Minas Gerais e fica a 150 km de Belo Horizonte.


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                  *Texto e crédito das fotos: Karina Motta


Nenhum comentário:

Postar um comentário