Assistimos à apresentação do Coral Cantáridas – ICB / UFMG no anfiteatro, que fica em frente às árvores, inclusive, uma enorme, chamada suauma. Na música noite feliz, os cantores chamaram a platéia para cantar junto e, na última música, juntaram-se aos presentes, deram as mãos e cantamos juntos em um enorme coral de confraternização.
Desta vez fomos levando minha mãe de 78 anos de idade. Da primeira, levamos minha sobrinha que, à época, tinha 2 aninhos. Morremos de rir na hora do trovão (um dos efeitos especiais) e que já haviam avisado que as crianças podiam assustar e explicam mais ou menos quando será o momento, mas elas ficam tão eufóricas querendo ver tudo de perto que você fica sem ação para tirá-las de lá e quando vem o trovão todas se assustam e vão correndo para o colo dos pais e parentes.
Todo articulado, assim que é colocado em funcionamento, as peças começam a se mexer. Há uma sincronia de 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, com quase três mil objetos que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo.
No maquinário para dar movimento, foram utilizados barbante, carretéis de linha, polias, mecanismos de relógio, radiola, gramofone... Hoje, a articulação das peças e como elas são colocadas em movimento por meio da casa de máquinas pode ser conferida em uma janela fechada com vidro que fica na varanda.
Todo articulado, assim que é colocado em funcionamento, as peças começam a se mexer. Há uma sincronia de 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, com quase três mil objetos que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo.
No maquinário para dar movimento, foram utilizados barbante, carretéis de linha, polias, mecanismos de relógio, radiola, gramofone... Hoje, a articulação das peças e como elas são colocadas em movimento por meio da casa de máquinas pode ser conferida em uma janela fechada com vidro que fica na varanda.
A primeira peça do presépio foi o Menino Jesus.
Tudo acontece tendo como cenário uma cidade fictícia e tem, principalmente, referências a Belo Horizonte (fonte da praça Raul Soares - a primeira da cidade) e Ouro Preto (igrejas).
Ele foi construído aos poucos ao longo de 82 anos (1906 - quando sr. Raimundo tinha 12 anos de idade a 1988 – quando o criador faleceu). Até o último momento, o artista ajudou na manutenção do presépio distribuído em uma área de 20 metros quadrados.
Dentre os materiais utilizados para compor as peças está argila, papel machê e conchas.
Não tem como não se emocionar com tanta beleza e magia potencializadas pela proximidade do Natal!
Ele foi construído aos poucos ao longo de 82 anos (1906 - quando sr. Raimundo tinha 12 anos de idade a 1988 – quando o criador faleceu). Até o último momento, o artista ajudou na manutenção do presépio distribuído em uma área de 20 metros quadrados.
Dentre os materiais utilizados para compor as peças está argila, papel machê e conchas.
Não tem como não se emocionar com tanta beleza e magia potencializadas pela proximidade do Natal!
Museu - O presépio fica dentro do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Para chegar até lá, basta seguir uma trilha.
Localização:O presépio do Pipiripau fica em Belo Horizonte/MG dentro do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. O endereço é: rua Gustavo da Silveira, 1035 – bairro: Santa Inês
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*Texto e Fotos: Karina Motta
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