Pesquisar este blog

sábado, 13 de julho de 2019

Sítio arqueológico na Capital mineira do Ecoturismo - Conceição do Mato Dentro

Para conhecer as pinturas rupestres que existem na cidade mineira de Conceição do Mato Dentro, fomos a dois sítios arqueológicos com registros de mais de 8 mil anos. O do Dourado e no Parque Natural Salão de Pedras - Colina da Paz. Neste, fomos em duas direções e dias diferentes. Em uma, com toda infraestrutura, identificação, no outro, desbravamos e ainda não alcançamos todas as pinturas. Conseguimos um guia local, que é diretor de turismo do município e nos deu todas as orientações de como chegar e contou um pouco da história de cada um. Foi uma experiência bem enriquecedora.

O parque Natural Municipal do Salão das Pedras foi criado em dezembro de 1999 e sua área é composta de 857 hectares. Em 2005, foi reconhecido como núcleo da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço pela Unesco.


O primeiro sítio, do Dourado, fica na estrada, indo para os distritos de Tabuleiro de Itacolomi. Não tem muita coisa para ser vista, então, só com poucos minutos já se conhece tudo. As pinturas rupestres ficam em um painel formado nas rochas. Na verdade, na parte inferior de um bloco.


Já para conhecer o parque, separamos dois dias. Ele fica no sentido para Tijucal, distrito de Conceição do Mato Dentro. Dispensamos um dos dias apenas para ver as pinturas que ficam meio escondidas.

As pinturas ficam na região da Colina da Paz dentro do Parque Municipal do Salão de Pedras e datam de mais de 5 mil anos. Muitas rochas formam desenhos diferenciados e delineados a partir da ação das chuvas e dos ventos.
A paisagem é magnífica, com uma vista panorâmica de impressionar!

Eu que, em princípio, fui atrás apenas do sítio do Dourado (a única referência que há na internet), descobri, por coincidência, outros três: Abrigo do Anjo, Sítio da Pedra Polida e Sítio da Colina, que ficam no Salão de Pedras.

A maioria dos desenhos é de animais como peixes e cervos. Foi sorte demais ter ligado na secretaria de turismo para mais informações e ter conhecido o diretor Leandro. O local é pouco visitado.

Da Colina da Paz, é possível avistar o pico de Conceição do Mato Dentro, a Serra do Tomás e do Intendente e até parte do paredão da Cachoeira do Tabuleiro.




Para quem gosta de aventura, o parque é, no Brasil, um dos melhores picos de boulder, modalidade de escalada em pequenos blocos praticada sem o uso dos equipamentos de segurança. Nosso guia fez uma demonstração para gente. Eu não conhecia este esporte.

No dia seguinte, fomos ao Salão de Pedras, que fica pelo lado do distrito de Tijucal, mas as pinturas rupestres que conseguimos acessar já estavam desgastadas pela ação do tempo e, as mais escondidas e preservadas, não conseguimos chegar por conta de falta de preparo físico, mas fizemos muito e nos superando caminhando na mata, escalando rochedos e não ficou por menos o presente dado por Deus a nós com uma abençoada e magnífica paisagem!


A experiência foi inesquecível mesmo assim, pois a natureza exuberante que ronda este lugar é impressionante.


Localização:
O Sítio Arqueológico do Dourado fica próximo à estrada de acesso ao distrito de Tabuleiro
O Parque Natural Salão de Pedras está na estrada para os distritos de Tabuleiro e Itacolomi. No site da prefeitura há a indicação correta de como chegar lá: partindo da igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, seguir pela avenida JK até a placa indicativa para Piraquara, no bairro Barro Vermelho. Fazer conversão à esquerda, como indica a placa, e seguir passando pelo clube da AABB, rua João Dias de Moura, continuar pela estrada de terra até uma bifurcação, onde existe um cruzeiro de madeira, continuar à direita. Seguir pela estrada mais batida que leva à Itacolomi.
Conceição do Mato Dentro está a 166 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais


Visitei e recomendo:

Sítios arqueológicos do Dourado e do parque Natural Salão de Pedras


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil

Texto e Fotos: Karina Motta

2 comentários:

  1. Neste passeio eu comemorava meu cinquentenário de vida. Projetar minha história pessoal em milênios da história humana ajuda a ter mais humildade. E a reconhecer meu próprio tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi importante e emocionante dividir esse momento com você. Obrigada por me deixar fazer parte da sua história!

      Excluir