Conheci São João del-Rei partindo de Tiradentes na Maria Fumaça. O caminho feito pela ferrovia é muito bonito. Ao desembarcar na cidade, artistas vestidos com roupas de época recepcionam o turista e convidam todos para conhecerem a Estação e o Museu Ferroviário. Dispensei um dia inteiro para visitar os principais pontos turísticos da cidade. Há prédios maravilhosos, de arquitetura diferenciada, muitas e maravilhosas igrejas e curiosos museus, que contam a história de Minas Gerais e do Brasil.
O Fortim dos Emboabas, por exemplo, foi o refúgio dos portugueses e brasileiros durante a guerra de mesmo nome. Aliás, vários outros locais fizeram parte de fatos históricos dessa guerra e da Inconfidência Mineira. Imperdível a visitação!
Cercada por muitas igrejas, a cidade guarda curiosidades em cada uma delas. Destaque para a Capela Nossa Senhora da Piedade, construída em frente à Cadeia Pública para permitir que os presos pudessem assistir à missa e hoje é utilizada como um dos Passos da Paixão de Cristo durante a Semana Santa.
Na Capela Santo Antônio, há muitos detalhes que fazem o turista ficar contemplando os pormenores. E a Igreja Nossa Senhora do Carmo é maravilhosa, imponente! A São Francisco de Assis, muito bela. Possui palmeiras e um lindo jardim. É no cemitério dessa igreja onde está o túmulo de Tancredo Neves.
Capela Nossa Senhora das Dores |
Igreja da s Mercês |
Igreja do Rosário |
Igreja Nossa Senhora de Lourdes |
Igreja Nossa Senhora do Carmo |
Igreja Nossa Senhora do Carmo |
Igreja Nossa Senhora do Pilar |
Igreja São Francisco de Assis |
Passos da Via Sacra |
Inconfidentes, poetas e políticos são naturais do município. Lado a lado ficam os Solares dos Neves e dos Lustosa: dois bonitos prédios. O primeiro, pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves e foi nele em que viveu. O segundo é da família do dentista Paulo de Almeida Lustosa, que criou a Cera Dr. Lustosa para aliviar dor de dentes. A Casa de Bárbara Eliodora foi onde nasceu a mulher do poeta e inconfidente mineiro Alvarenga Peixoto. Há também a casa do padre José Maria Xavier, que compôs músicas sacras conhecidas no Brasil e no exterior.
Chafariz da Legalidade |
Visitei e recomendo:
Museu Ferroviário
Museu de Arte Sacra
Fortim dos Emboabas
Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves
Solares dos Neves e dos Lustosa
Casa de Bárbara Eliodora
Casa do padre José Maria Xavier
Igrejas: Capela Nossa Senhora da Piedade, Capela Santo Antônio, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja São Francisco de Assis
Localização:
São João del-Rei fica em Minas Gerais, a 186 km de Belo Horizonte, capital do estado.
*Texto e crédito das fotos: Karina Motta
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
*Texto e crédito das fotos: Karina Motta
O que não me falta é elogios a esta cidade que tanto amo!Na primeira foto ao ao fundo podemos ver a ponte da cadeia. Diz a história que a ordem para a construção da ponte da Cadeia foi dada depois que a ponte de madeira existente no mesmo local ruiu, quando por ela passava uma pequena procissão e foi tão bem arquitetada que hoje é um dos tantos pontos turísticos da cidade.
ResponderExcluirQuanto a foto da igreja da Matriz de São Francisco sou suspeita a falar,pois é uma das minhas preferidas,amo de paixão este lugar!
Carol
Além dos lugares já recomendados para visitar recomendo também:
ResponderExcluirTeatro Municipal;
O cinema que ainda preserva sua arquitetura;
Os restaurantes para provar as deliciosas comidas mineiras;
A cachoeira que fica entre 3 cidades vizinhas:São João Del Rei,Tiradentes e Santa Cruz de minas.
Carol
Carol, obrigada por seus comentários e por ter acrescentado informações às já publicadas. Mostra apenas que devo voltar com mais calma para curtir exclusivamente esta belíssima cidade!
ResponderExcluirO blog tá de vento em poupa. Dá vontade de entrar no carro e sair agora pra viagem. Wagner.
ResponderExcluirQue bom
Excluir