Ao pisar os pés em Tiradentes/MG, tive a sensação de embarcar em uma verdadeira viagem no tempo. As ruas calçadas, os casarios do século XVIII bem conservados, as riquezas nas igrejas e os passeios de charrete e de Maria Fumaça... Tudo lembrar o período do ciclo do ouro estudado nos livros de história. Foi emocionante chegar à cidade no início da noite. Maravilhoso ver as fachadas das casas e as ruas iluminadas com uma certa penumbra. Um verdadeiro espetáculo! Confesso que meus olhos se encheram de água, realmente, emocionei-me!
Monumento em homenagem a Tiradentes |
Chafariz São José de Botas |
O passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João del-Rei é imperdível. A paisagem, indescritível! Algo interessante e curioso é observar a Rotunda – a locomotiva vira e volta a ser engatada nos vagões para ir em direção a São João del-Rei.
Igreja Santo Antônio |
Igreja Nossa Senhora das Dores |
Igreja do Rosário |
Igreja São Francisco |
Igreja São João Evangelista |
Igreja São João Evangelista |
Visitei e recomendo:
Passeio de Maria Fumaça a São João Del-Rei
Passeio de charrete para conhecer os principais pontos turísticos
Igrejas – cada uma tem uma peculiaridade
Restaurantes. Todos são muito bons
Apreciar a linda iluminação noturna
Localização:
Localização:
Tiradentes fica em Minas Gerais, a 191 km de Belo Horizonte, capital do estado.
*Texto e crédito das fotos: Karina Motta
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
*Texto e crédito das fotos: Karina Motta
Karina,
ResponderExcluirNão fui a Tiradentes, mas estive perto, em São João Del Rei. Cidade linda, um frio acolhedor. Como você eu também aprecio as peculiaridade dos locais aonde vou: cultura, arquitetura, aquelas músicas regionais que são passadas de pai pra filho, a culinária local. De São João Del Rei postei para os amigos o relato abaixo. Espero que esteja compatível com suas impressões.
Forte abraço,
Fernando Simonelli
São João Del Rei é chique!
São 22:35. Daqui a pouco é hora de ir. Estou em São João Del Rei, em frente à Matriz de São Francisco de Assis, no Velho Chico, barzinho que funciona num velho casarão colonial. Cheguei à cidade às 14:30, sol aconchegante de outono, a cidade toda envolvida com seus trabalhos do dia a dia. Cidade magnífica. Em nada deve a Ouro Preto nos aspectos coloniais. Ouro Preto é circunspecta, uma aura de despotismo e sofrimento histórico que lhe pesa. São João Del Rei não. É linda, isenta dessa aura maluca, respira livremente. Se a tarde é calma e quente, a noite é deliciosamente gelaadaaa. E sinto que é esse gelo que dá o calor da cidade. Às 19:00 fui à Missa na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, toda adornada de dourado. A celebração foi burocrática, ritualística e rápida: um padre responsável pela Igreja e outro, mais velhinho, concelebrando. Sem homilia, mas o evangelho respondeu exatamente ao que eu havia conversado com Deus antes da celebração. Comunguei (Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada, mas estar longe de sua comunhão é muito pior – minha oração a cada comunhão). Aqui no Velho Chico, mesas na calçada do bar e do adro da Igreja, as pessoas desfilam seus agasalhos. Mulheres elegantíssimas, homens mais casuais, casais abraçados trocam calor. Faço meu pedido: água sem gás para tirar o que ainda houvesse de hóstia na boca antes de comer ou beber qualquer coisa, depois o couvert com queijo brie, lombo defumado, tomates secos e azeitonas chilenas, que rego com azeite italiano. Para comer, um caldo de moranga com catupiry e salmão, acompanhado de torradinhas temperada com ervas finas. E para beber um Trapiche tinto Malbec, argentino, da região de Mendoza. São João Del Rei é chic!... E eu também. Caldo e vinho me dão o calor que eu preciso. Termino a refeição, lembro do trabalho amanhã. Vejo as pessoas animadas, a noite apenas começando. Peço a conta. Olho novamente para a Matriz como que para preservá-la na memória. A conta? Pus na conta de São Visa... Mas o relógio me diz que são 22:35... E que daqui a pouco é hora de ir.
Ahh muito me interessa desta cidade!Faz parte da minha vida,da minha história!Realmente vale muito a pena conhecer Tiradentes.Uma cidade muito aconchegante!
ResponderExcluirCarol
Realmente encantadora essa cidade, Carol
ExcluirCom certeza vale muito a pena conhecer Tiradentes. Aguarde o post sobre São João del-Rei, Carol. Será o próximo!
ResponderExcluirFernando, que ótimo receber seu comentário sobre São João del-Rei. Com certeza, coincide com minhas impressões a respeito da cidade, sim. Essa ótima cidade será o alvo do meu próximo post. E os seguintes Bichinho, Coronel
ResponderExcluirXavier Chaves e Lagoa Dourada. Cidades não menos impressionantes, importantes e lindas que Tiradentes e São João del-Rei. Aproveitei para acrescentá-las em meu roteiro, pois ficam na região. Apenas passei por Prados, mas também vi que tem seu encanto. Abraço!
Karina só de lembrar de São joão Del Rei me bate uma saudade!
ResponderExcluirQuanto aos comentários do Fernando digo que já frequentei bastante o Velho Chico,barzinho espetacular e muito chamorso,sem contar que a vista para a Igreja de São Francisco dispensa comentários de tão bela!
Carol
Concordo, Carol! E, da próxima vez que eu for a Tiradentes, não dispenso conhecer o Velho Chico, barzinho
ExcluirVer a Maria Fumaça sendo girada no braço realmente dá a impressão de ter viajado no tempo. Wagner.
ResponderExcluirConcordo, Wagner. Uma verdadeira viagem no tempo
ExcluirTiradentes... Cidade de muitas lembranças...foi lá que passei minha lua de mel. Fala sério09 anos atrás.. precisamos voltar.. Agora comemorar ... A família cresceu... Qie lugara encantador..
ResponderExcluirÉ realmente um lugar encantador, principalmente, para lua de mel e, com certeza, um lugar para se voltar várias vezes!
Excluir