Atenção: Terceira e última parte sobre a visita às vinícolas da região do Vale dos Vinhedos, no Rio
Grande do Sul. Neste post, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL fala sobre uma vinícola localizada no roteiro Caminhos de Pedra e também sobre a cidade dos espumantes. Semana que vem retomamos outros temas do Rio Grande do Sul.
Fora do Vale dos Vinhedos, visitamos algumas vinícolas em roteiros separados. Na Rota das Cantinas Históricas, temos post exclusivo sobre o evento que participamos na vinícola Cristofoli, o Edredon nos Parreirais. Vale a pena conferir! No roteiro Caminhos de Pedra, fomos até a vinícola Salvati & Sirena. Tivemos a oportunidade de passarmos também por Garibaldi, região dos espumantes.
A história da vinícola começou com o enólogo Silvério Salvati em parceria com a família Sirena em 1994. A arquitetura do local é bastante peculiar. Durante nove anos foram extraídas pedras basálticas do local para a construção da Salvati. Em forma octogonal, o ambiente é amplo e aconchegante. As pipas de madeira compõem o lugar e servem para o envelhecimento do vinho.
Na degustação, muito descontraidamente, o sr. Salvati nos explicou qual a melhor maneira de degustar e descobrir todos os sabores e aromas do vinho. Experimentamos um Peverella, o que tem traços de pimenta e fiquei enlouquecida por ele. Esta foi a primeira variedade de uva branca vinda do norte da Itália para o Brasil. O nome vem de pevero, que significa pimenta. O vinho é levemente picante e refrescante. Foi o que mais gostei de ter conhecido, principalmente, pelo toque apimentado.
Espumantes - No passeio de maria-fumaça e ao
sermos conduzidos aos programas que escolhemos, passamos por cidades como Garibaldi, onde fica a chandon, que é famosa pelos espumantes. A primeira vez que experimentei um espumante de qualidade foi o chandon. Até hoje aprecio bastante.
A cidade é conhecida como a capital do espumante no Brasil. Além da Chandon, possui as vinícolas Peterlongo e Dom Laurindo, premiadas internacionalmente. Há um local também que serviu de locação para o filme Brava Gente Italiana.
Localização:
De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.
Visitei e recomendo:
Vale dos Vinhedos
Parreirais
Vinícolas: destaco das que visitei, a Salvati & Sirena, a Salton e a Cave de Pedra
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
*Texto e crédito das fotos: Karina Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário