Depois de dois anos sem carnaval, a Capital de Minas Gerais se prepara para muita festa e diversão! Será praticamente o mês de fevereiro todo de folia (de 4 a 26/2). Só o pré-carnaval reúne 100 blocos.
E como moro próximo ao centro e a janela do meu quarto dá para a praça Raul Soares, onde muitos blocos passarão para ir aos seus pontos de concentração e haverá a dispersão de alguns no local, poderei acompanhar muitos deles. Assim, quando não estiver atrás do trio, estarei assistindo de camarote.
Passamos por alguns também na volta para casa.
Para fechar o carnaval de BH, foi escolhido o Bloco Filhas de Clara, que nasceu em 2019, com mulheres mineiras para homenagear a sambista Clara Nunes. Ele é formado por Aline Calixto, Julia Tizumba, Tia Elza, Alcione Oliveira, Maria Elisa Pompeu, Analú Braga entre outras que compõem a banda e desfilam pela avenida que leva o nome da artista, no bairro Renascença, onde a mesma viveu parte da sua vida.
Dia 21/02/2023, Tiozões do Pagode
Na manhã do feriado mesmo de carnaval, terça-feira (21/2), ficamos perto de casa mesmo e curtimos o grupo carnavalesco que resgata os clássicos pagodes, como Raça Negra, Molejo, Soweto e também homenageia grandes sambistas.
Um bloco de carnaval com a proposta de dar visibilidade para mulheres lésbicas e bissexuais. Com muito humor, o repertório da bateria toca diversos ritmos com foco em canções interpretadas por cantoras LesBi da MPB.
O Bloco Nerd Unidos da Estrela da Morte, em homenagem ao Guerra nas Estrelas, trouxe uma baterista inspirada na série preferida do meu marido, a Star Trek (Jornada nas Estrelas). Ele foi criado em 2015 pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais, composto de fãs mineiros do filme Star Wars.
Dia 19/2, Bloco Românticos São Loucos
Este bloco foi escolhido por mim, por ser muito fã do Vander Lee. E ele é uma homenagem ao cantor e compositor de Belo Horizonte. Além disso, eu estava comemorando 17 anos que conheci e comecei a namorar meu marido. No carnaval de 2014, Vander Lee lançou o Baile dos Românticos, que manteve a tradição sempre nas terças-feiras de carnaval. Em 2018, seu irmão Marcos Catarina resolveu realizar uma homenagem a ele que havia falecido em agosto de 2016, reeditando o Baile dos Românticos. No carnaval de 2019 respondendo o pedido dos fãs, estreou o Bloco Românticos São Loucos no carnaval de BH.
O African Beat foi realmente o bloco que arrematou meu coração. Amei ter participado. Ele começou em 2014, na Praça da Liberdade, numa apresentação solidária em que o grupo Conexão Tribal African Beat colocou a sua poderosa massa sonora em movimento nas ruas da cidade mineira. Liderado pelo Senegalês, multi-instrumentista Mamour Ba. O repertório do bloco African Beat passeia por vários estilos musicais usando instrumentos diversos de percussão, como timbales, thiuns, sabar e também instrumento de sopro, trompete. Para o carnaval de 2023 o Bloco African Beat apresentou repertório Pop e Afro Beat, baseado nas tradições africanas, com o objetivo de difundir a alegria, versatilidade, timbres, sonoridade e riqueza rítmica africana, com muita dança, descontração e alegria. O grupo é composto por 04 integrantes. Foi muito lindo e divertido, com Mamour Ba chamando o público toda hora a participar dançando, aplaudindo. Foi um espetáculo!
O Bloco dos Super Heróis foi escolha do meu marido, que adora assistir desenhos animados. Com muita criança e pessoas caracterizadas.
Bloco AfrontaBH, dia 12/2
Desde a manhã do dia 10/2, a praça já estava preparada com lixeiras, proteção dos canteiros e faixa determinando a passagem dos blocos.
À 0h, o bloco Abre Te Sésamo, que toca Raul Seixas, fez sua dispersão na praça. Acompanhei da janela!
































































.jpg)











































































































































































































































.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)



























.jpeg)


.jpeg)


.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)



.jpeg)
.jpeg)






.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)



.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpg)
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpg)





.jpeg)
.jpeg)