Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Monte Verde é a Suíça mineira, uai sô!

O friozinho, chalé com lareira, piscina aquecida, hidromassagem, sais de banho, chocolates caseiros, saborear uma deliciosa truta, lindas montanhas arborizadas (de cara, o turista entende o nome da cidade) e rodízio de fondue. Esse é ou não o clima pefeito para o romantismo? Por isso, fui a Monte Verde para comemorar dois anos de união estável com meu marido. Essa cidade é distrito de Camanducaia e fica na Serra da Mantiqueira e é considerada pelos mineiros a Suíça brasileira.

Tal qual Campos do Jordão, Monte Verde guarda singularidades europeias e, todos que pisam o pé nesses locais, pensam imediatamente nos Alpes Suíços. Vantagem de quem viaja pelo Brasil, pois é possível conhecer culturas e paisagens diferentes de um país tão plural, que carrega em cada região, estado ou município peculiaridades e a influência de imigrantes e colonizadores.

Possui restaurantes com as mais variadas comidas internacionais e mineira, claro. Imperdível o suco de uva natural servido em um deles. Em outro, a especialidade é a truta. Saborear esse peixe, que compõe todos os pratos servidos é muito bom. O local é lindo também. Fui em uma época em que as hortências que compõem a trilha de entrada do restaurante estavam todas floridas. Um caminho maravilhoso. Também é possível ver um aquário e os poços onde as trutas são criadas. À noite, o melhor e mais romântico dos jantares é apreciar um bom vinho acompanhado de rodízio de fondue.

É possível chegar ao aeroporto de carro ou mesmo a pé, seguindo a Trilha do Pinheiro Velho. Se optar pela última alternativa, será possível admirar a bela paisagem e encontrar o mais antigo pinheiro de Monte Verde, com mais de 500 anos. Na verdade, o interessante de estar no aeroporto é apreciar a vista fenomenal que se tem a partir do Mirante.

O Espaço Adélia também é uma ótima opção para ser visitado. Há atrativos para todos os gostos e idades em uma grande área verde. O lugar é muito belo. Há muitas árvores, nascentes, animais silvestres, brinquedos para as crianças e esportes de aventura.

A cidade oferece mais do turismo de aventura, mas não curto muito essa modalidade. Sou medrosa demais, porém, para quem gosta, Monte Verde tem muitas possibilidades.

Visitei e recomendo:

Aeroporto
Mirante
Trilha do Pinheiro Velho
Pedras Partida e Redonda, Chapéu do Bispo
Espaço Adélia Cultura e Lazer
Restaurante Paulo das Trutas
Rodízio de Fondue

Localização:

Monte Verde está localizado no estado de Minas Gerais e fica a 483 km de Belo Horizonte. Porém, por estar na região sul do estado, fica mais próximo de São Paulo. São 166 km de distância da capital paulista. Monte Verde é distrito de Camanducaia.

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                      *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

3 comentários:

  1. O chalé em que ficamos (Hotel Austria) tinha um guardião muito especial: Uma coruja que ficava empuleirada no telhado. Foi deslumbrante este passeio. Sem falar que o foundee que se vê na foto estava muito bom, pretendo repetir o mais breve possível. Wagner.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karina. Agradeço a divulgação de Monte Verde e espero que tenha gostado de conhecer a nossa pequena e simpática vila!

    A boa notícia é que a estrada de Monte Verde já está totalmente pavimentada em toda a sua extensão de 30 km, facilitando o acesso e garantindo uma viagem tranquila (inclusive à noite, embora eu recomende viajar de dia e sem pressa para apreciar o belo visual do caminho).

    Deixo meu convite para você e todos os amigos visitarem meu site, que oferece muitas informações turísticas sobre Monte Verde:

    GUIA MONTE VERDE:
    www.guiamonteverde.com.br

    Abraços a todos!

    Angelo

    ResponderExcluir
  3. Amei conhecer Monte Verde, Angelo e gostei muito do seu site. É completo e o visitei para montar meu roteiro de viagem. Realmente a viagem de dia e sem pressa é um diferencial para se apreciar esse magnífico paraíso que é a estrada de Monte Verde.

    Abraço para você também!

    Karina

    ResponderExcluir