Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Eleitas as sete maravilhas da Estrada Real

O circuito da Estrada Real é muito procurado pelos turistas e, após alguns meses de votação popular, foram eleitas as sete maravilhas da Estrada Real, sendo que seis delas estão localizadas em Minas Gerais. As escolhidas foram: a Cachoeira do Tabuleiro, que fica no município de Conceição do Mato Dentro; Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa; Praça Minas Gerais, em Mariana; Santuário do Caraça, em Catas Altas; Teatro Municipal, em Sabará; Parque Nacional da Serra do Cipó; e o único destaque que não é mineiro é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no estado de São Paulo. A partir das localidades eleitas, o objetivo agora é potencializar o turismo com vistas às Copas do Mundo e das Confederações. Os atrativos serão divulgados no exterior. 
Gruta da Lapinha - Crédito: site Prefeitura de Lagoa Santa

Serra do Cipó
Concorridíssima a lista das maravilhas. Tive vontade de votar em todas, pois cada uma tem sua importância
e beleza, porém, não conheço pessoalmente todas que concorreram e, sim, a maioria. Das eleitas, por exemplo, preciso conhecer a cachoeira do Tabuleiro. Já está na minha lista e depois comento com você, caro leitor, minha impressão sobre esse local aqui no BLOG VIAGENS PELO BRASIL.

Participaram da votação, 21 lugares de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A lista das localidades foi decidida no sentido de divulgar atrações e belezas menos conhecidas do circuito. O concurso foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Instituto Estrada Real.
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Santuário do Caraça
Ao todo, 199 cidades fazem parte da Estrada Real, totalizando 80 mil quilômetros quadrados de área.  Era
denominada Estrada Real a rota criada, no século XVII, pela  coroa portuguesa. Por ela, passavam todas as riquezas e mercadorias. Assim, neste percurso, houve povoamento e exploração econômica, surgindo as localidades.


Teatro Municipal de Sabará

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                             *Texto e fotos: Karina Motta

Um comentário:

  1. A pé eu não animo não. Mas de tempos em tempos estou somando uma visitinha aqui e outra ali até completar o circuito todo, melhor dizendo a Estrada Real toda. Bj a todos! Parabens Karina Motta pelo belo trabalho. Siga me mantendo animado e atualizado, risos. Wagner Dias Ferreira - Advogado.

    ResponderExcluir