Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ministério do Turismo publica novo texto do BLOG VIAGENS PELO BRASIL

Muito feliz com a notícia de que o Ministério do Turismo aproveitou mais um texto do BLOG VIAGENS PELO BRASIL. A publicação está disponível em: Destino Brasil, blog do MTur. Confira como ficou:


26
AUG
2014


Por Karina Motta, Blog Viagens pelo Brasil
Em Morro Vermelho, distrito de Caeté/MG, a tranquilidade impera. Também se encontra história, tradição e natureza. É o local onde a Guerra dos Emboabas começou. Outra curiosidade é que, todos os anos, os fiéis realizam uma cerimônia para banharem um santo com cachaça.
As belezas da Estrada Real guardam lugares aconchegantes e sossegados como é o caso do distrito de Caeté, em Minas Gerais, chamado Morro Vermelho. Para a minha última comemoração de aniversário antes de eu entrar definitivamente para o grupo dos “enta”, eu queria algo que fosse a minha cara: passeio, tranquilidade, curiosidades locais, montanhas, muito verde e boa companhia. Sempre faço pelo menos uma pequena recepção para a família, mas, desta vez, queria mesmo era calma e eu não poderia ter escolhido lugar melhor. Então, decidi reunir tudo isso em um fim de semana inesquecível e consegui!
O lugar é realmente lindo e calmo. E se o turista quiser fugir da agitação das grandes cidades e se refugiar sem nenhuma interferência do mundo moderno, Morro Vermelho é perfeito! Na localidade, não há sinal de celular e não possuem rede, portanto, não há internet nem mesmo cartão de crédito ou débito pode ser utilizado. Era tudo o que eu precisava: descanso, cultura, história, boa gastronomia, desfrutar este momento com meu marido e só.
Crenças
Há uma tradição local em que, na quarta-feira de cinzas, é realizada uma cerimônia na igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré. Nela, banham a imagem de Nosso Senhor dos Passos com cachaça. A escultura do santo é toda talhada em cedro, mede 1,85 m e data do século 18. Apenas homens, maiores de 18 anos e leigos podem participar, assim, despertou-me a curiosidade de conhecer o local desta tradição, mas, como eu não poderia integrar o evento, decidi não visitar a localidade no período em que o mesmo é realizado.
A aguardente é recolhida em uma gamela e depois colocada em garrafas para serem distribuídas ao final da solenidade. Acredita-se nas propriedades terapêuticas desta pinga. Inclusive, dizem que se algum dependente de álcool a consumir, o vício acaba.
 Hospedagem
Disseram-nos que é na festa da padroeira que o local recebe muitos turistas, no mais, a maioria das pessoas que frequentam o lugarejo é de moradores. A festa acontece todo dia 7 de setembro, quando também é realizada uma cavalhada – representação da luta entre Mouros e Cristãos –, procissão e missa cantada em latim. Tanto se confirmou essa informação que apenas eu e meu marido fomos os hóspedes da única pousada do distrito, a da Bandeira. Um lugar aprazível onde se vê que a proprietária cuidou de cada detalhe na montagem da estrutura da hospedaria.
 
Natureza
 E se Morro Vermelho se destaca em história, cultura e tradições, o distrito também não deixa nada a dever no quesito de riqueza natural. Montanhas e árvores circundam o distrito e, para visualizar o morro de Santa Cruz, que deu nome à localidade, basta apreciá-lo em um momento de relax à beira da piscina na pousada da Bandeira. Antes, quando não havia vegetação cobrindo a montanha, uma rocha de cor avermelhada  ficava exposta.
Visitei e recomendo:
Largo e Capela do Rosário
Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré
Chafariz no centro do distrito
Praça principal do distrito
Fazenda Alpenrose
 Pousada da Bandeira
Restaurante do Teixeirinha (Raposos/MG)
Localização:

Morro Vermelho é distrito de Caeté, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O distrito fica a 59 km da Capital.



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário