Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A padroeira de Minas Gerais na Serra da Piedade


Algumas das caracterís-ticas mais marcantes de Minas Gerais são as suas montanhas, igrejas e religiosidade. A Serra da Piedade, no município de Caeté e que pertence à Estrada Real, reúne estes destaques e é onde está a padroeira deste estado.






Já visitei o santuário mais de uma vez, porém, uma das minhas idas teve um sentimento especial. Se, em minha união estável com meu marido quis agradecer e pedir bênçãos para o nosso relacionamento em Aparecida do Norte, a padroeira do Brasil, anos depois, ao casarmos no civil, decidimos ir até o Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais (estado onde nascemos e moramos), para reforçarmos nossa gratidão a Deus por ter aproximado nossas vidas e nossos propósitos.


Desta vez, resolvemos nos hospedar na Casa dos Peregrinos. As instalações são excelentes para quem quer refletir, mas, é necessário fazer a reserva antecipada, pois, o local costuma ficar sempre lotado de romeiros. Da janela da suíte, vê-se toda a exuberância da paisagem e praticamente toda Belo Horizonte e outros municípios da região metropolitana da Capital mineira. Em dias sem neblina, é possível ver com clareza as montanhas das Minas Gerais, esplendorosas como Deus as criou. Porém, nos dias nublados, a cerração dá o seu toque de beleza ao local.

A comida é bem caseira e feita pela freira que toma conta do local. Não há televisão no quarto, mas, pressupõe-se  que quem pretende hospedar-se ali quer mesmo é um encontro consigo mesmo e manter-se em oração. Já sabíamos e por isso mesmo escolhemos o local. Com total infraestrutura, o santuário possui restaurante, cafeteria/lanchonete, estacionamento e hospedaria. Tudo aberto ao público. Do restaurante, tem-se uma excelente vista para contemplação na hora das refeições. Perto da cafeteria há uma lojinha onde se pode adquirir lindos e delicados artesanatos de lembrança.

O santuário fica a 1746 metros de altitude. Pode-se subir a serra de carro, ônibus, moto, mas, muitos romeiros fazem isso a pé. Ou para refletirem nos passos da Via Sacra ou para pagarem promessas. Os passos da Paixão de Cristo são montados em desenhos nos azulejos assentados em pedras.








Na igreja, chamada de Ermida da Padroeira, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, conhecida como Pietá, é obra do artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e data do século XVIII. As missas e terços são frequentes, inclusive, alguns são transmitidos via rádio ou televisão. Na maioria das vezes que fui ao santuário, confirmei antes e assisti à celebração.




Em frente à igreja, há uma linda escultura: o calvário. Toda em ferro, do artista Vlad Eugen Poenaru. É maravilhosa e rende excelentes fotos.



Outro templo foi construído em 1974: Igreja Nova das Romarias, que possui estilo moderno. Os murais internos retratam cenas bíblicas, prin-cipalmente, do Evangelho de Lucas e são do artista plástico Cláudio Pastro.


Em 1956, o conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dois anos depois, o papa João XXIII decretou Nossa Senhora da Piedade, a padroeira do estado de Minas Gerais.

Bem perto ao santuário, há uma construção que também se destaca no cenário: o observatório astronômico Frei Rosário, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vale a pena conferir!


Teatro de Arena  no Santuário Nossa Senhora da Piedade

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



* Texto e fotos: Karina Motta

Visitei e recomendo:
Santuário Nossa Senhora da Piedade
Casa dos peregrinos
Via Sacra e passos da Paixão de Cristo
Ermida da Padroeira
Calvário
Igreja Nova das Romarias
Observatório astronômico Frei Rosário

Localização:

A Serra da Piedade faz parte da Estrada Real. Está localizada no município de Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fica a 48 km da Capital. 

6 comentários:

  1. Gostei muito de suas informações. Pretendo fazer o percurso a pé saindo de Belo Horizonte. Você sabe se tem alguma cidade ou vila no caminho com pousadas ou ponto de apoio para uma ou duas paradas para dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vou e carro, mas, com certeza, você encontrará hotéis na beira da estrada para servir de apoio. Geralmente, os romeiros vão de carro até a entrada da Serra e a sobem a pé. Talvez você anime fazer assim também!Grande abraço e boa viagem

      Excluir
    2. Sempre vou e carro, mas, com certeza, você encontrará hotéis na beira da estrada para servir de apoio. Geralmente, os romeiros vão de carro até a entrada da Serra e a sobem a pé. Talvez você anime fazer assim também!Grande abraço e boa viagem

      Excluir
  2. Parabéns pelos belos registros... Esse lugar é demais... Já passamos algumas vezes por lá e também fizemos belíssimas fotos para nosso Blog.. Tem belas paisagens e é um ótimo lugar para expressar fé e oração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Este lugar é realmente maravilhoso, principalmente, na expressão da fé!

      Excluir
  3. O Santuário agora ganhou reconhecimento do Vaticano e virou basílica https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/11/18/interna_gerais,917669/o-territorio-do-papa-em-minas.shtml

    ResponderExcluir