Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Família viaja de carro e faz do mundo a sala de aula de seus filhos

Recebi essa sugestão e gostei da iniciativa, por isso, resolvi publicá-la no BLOG VIAGENS PELO BRASIL. É inspiradora. Quem sabe meu futuro não está aí!

Divulgação

“Novos Olhos” é o nome do projeto de vida planejado pelo casal de brasileiros Luis Gustavo de Oliveira (Guto, 36 anos) e Janete M. Martins (Jane, 38 anos), de Novo Hamburgo (RS), que pelos próximos cinco anos irão viajar pelo mundo com seus filhos Sophia (5) e Caio (8), em um Toyota Bandeirantes 1993. Serão mais de 100 países, 1825 dias, cinco travessias oceânicas e continentes, mais de 180 mil quilômetros percorridos e contato com dezenas de idiomas.

A partida está sendo planejada para o mês de setembro e o roteiro foi feito com a ajuda das crianças. Além de um projeto de vida, Guto e Jane querem fazer do mundo a sala de aula dos filhos, com uma educação mais libertadora e prática. “Ter uma experiência destas na idade em que eles estão, de formação do caráter, dará uma base muito mais ampla para encontrarem suas próprias definições de vida, de missão e de propósito. O contato com pessoas de culturas diferentes e muitas vezes contrastantes evitará que criem os pré-conceitos e comparações que fazemos quanto se têm como referência apenas a própria vida”, afirma Guto. Somados, eles já conheceram mais de 25 países e desde o nascimento das crianças, já foram para oito, alguns quando os filhos ainda eram bebês.

A viagem familiar começou a ser planejada há mais de um ano, mas o espírito desbravador faz parte do casal desde antes de se conhecerem, quando moravam fora do país. Há 12 anos voltaram para o Brasil e se focaram no trabalho e na família. Empreendedores por natureza, atingiram sucesso profissional com uma empresa de comércio exterior e um espaço de coworking, trabalhando muito e adquirindo patrimônio. Mas chegou o momento em que perceberam que a vida estava no automático e assim nasceu o Novos Olhos. “Este projeto é a realização de um sonho e o cumprimento de uma missão de vida. Não é um chutar de balde para buscar a felicidade juvenil longe dos problemas. É uma opção de trocar uma estrutura de vida que serviu até agora por outra que faz mais sentido”, explica Guto.

Educação dos Filhos - Uma nova forma de educação para os filhos é um dos grandes motivadores da viagem. E o formato de aprendizagem escolhido para os cinco anos de estrada é o unschooling (não-escola), uma metodologia originada no Reino Unido de “educação em casa” e autônoma, orientada em projetos e sem um currículo pré-definido. “Acredito que quando se faz coisas diferentes todos os dias, aprende-se mais, e eles farão essas coisas de forma divertida, sem correria. Eles aprenderão na prática muitas coisas que se estivessem na escola aprenderiam somente decorando livros. Também acredito que o contato com pessoas e o desapego será uma grande escola”, avalia Jane. Até agora, as crianças frequentaram a escola regular.

Urso, o meio de transporte - Um Toyota Bandeirantes, longo, ano 1993, carinhosamente apelidado de Urso, está sendo preparado para conduzir a família. O veículo é equipado com barraca; toldo; iluminação; geladeira e fogão; tanque de combustível para 140 litros; tanque de água potável e para chuveiro; guincho, entre outras necessidades e artigos de segurança.

Roteiro e estadia - Planejado e desenhado em conjunto, o roteiro foi feito para que as experiências sejam aproveitadas ao máximo. O tempo de cinco anos é para verdadeiramente explorar cada local e cultura. A estada em cada local será definida no decorrer da viagem, de acordo com o grau de interesse no local, que pode ser determinado pelas pessoas, aprendizado ou projeto. Além de acampar, eles também irão ficar em hotéis, albergues e até mesmo na casa de pessoas, conhecidas ou não, que já estão oferecendo estadia para a família.

Empreendedorismo e Cunho social - A preparação para esse novo estilo de vida incluiu a parte financeira. E aqui entra o perfil empreendedor e social da família. O casal está trabalhando para tornar o projeto economicamente sustentável através de apoios e patrocínios, já são várias propostas em análise. O Novos Olhos conta com site (http://novosolhos.org), facebook, instagram e canal no youtube, onde é possível acompanhar os preparativos e onde serão postados conteúdos em tempo real durante a viagem. Ajudar projetos locais que precisem arrecadar fundos com campanhas on-line também é outro objetivo da viagem.

“Sempre senti um chamado para um projeto maior, mas não a viagem pela viagem, e sim a viagem como um meio de empreender, de construir, de ser transformado e transformar, de provocar as pessoas a melhorarem suas vidas e buscarem a vida que gostariam de ter. Novos Olhos é uma oportunidade de vivermos com mais intensidade um para o outro, tanto na relação do casal, pais e filhos, quanto na relação entre irmãos, no caso das crianças. Também teremos mais tempo para o nosso desenvolvimento espiritual”, destaca Guto.

Dia da partida - A partida da família será um evento acompanhado por amigos, familiares e seguidores que irão se despedir e desejar boa viagem nesse momento. As primeiras cidades no Brasil a receber a família serão as da zona sul do RS, depois eles seguem pelo Uruguai, Argentina, Chile e quase todos os países da América Latina.

A empresa Ortopé acredita no Projeto Novos Olhos e colabora como patrocinadora. A viagem ainda conta com apoio de: Pcom Marketing Estratégico; Wing: Oversize; Ad Car; Blend Coworking; Sumatra Off Road; Clonlara School; Estudio Solo; Vistos Online. Outras empresas interessadas podem fazer contato pelo e-mail guto@novosolhos.org

Fotos da família:

www.dropbox.com/sh/gpap6fmugv5ggwc/AADgGCh4-63-rrY1MVtfHOTDa?dl=0

Crédito: Estúdio66

Nenhum comentário:

Postar um comentário