Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2015

Visita ao Circuito Gastronômico da Pampulha 2015

Se tem três coisas que o BLOG VIAGENS PELO BRASIL ama são: viajar-passear, excelente gastronomia e fotos. Ah.... E a gestora de conteúdo e administradora do blog é fã do cantor e compositor Milton Nascimento e todo o Clube da Esquina, movimento musical que surgiu no início dos anos 60 em Belo Horizonte/MG. Então, qual o motivo para não ir a um evento que reúne tudo isso? Claro que nenhum! Assim, neste sábado (19/9), inauguramos nossa participação no Circuito Gastronômico da Pampulha 2015. Nesta 6ª edição, que vai até o dia 1º de novembro, a homenagem é ao Clube já que o mesmo deve integrar a montagem, conceito, ingredientes e nomes dos pratos elaborados exclusivamente pelos 21 restaurantes participantes.

Ainda tem a promoção de, ao adquirir o prato sugestão, se o cliente tiver o guia, terá direito a 100% de desconto no prato do acompanhante. Tudo muito atraente! Aliás, participei de todas as edições anteriores  e nessa em homenagem aos meus ídolos é que eu não podia ficar de fora mesmo. 

Escolhemos o restaurante Chef Penninha Meat`s Summit para começarmos nossa aventura gastronômica, pois, o chef é consultor em vários bares e restaurantes no Brasil, América Central e Europa, autor de dois livros relacionados a carnes e instrutor e ganhou vários prêmios na área. Além disso, sempre ouvimos o chef Ricardo Penna e suas dicas gastronômicas em um programa de rádio da capital mineira todos os domingos. Quando ele foi à nossa mesa para nos cumprimentar, contamos isso e ele logo se prontificou a nos mandar um abraço ao vivo. Achamos muito gentil. 

Um dos prêmios recebidos foi o 1º lugar, na categoria Petisco de Buteco, no festival Comida de Buteco - 2011. Claro que quisemos provar esta iguaria e, para começar, pedimos o Tijolinho do Vale, que leva mandioca, requeijão escuro, carne de sol cozida e desfiada e parmesão ralado.  

No Chef Penninha, o prato participante do evento é o Fé Cega, Faca Amolada, que é uma fraldinha serenada grelhada acompanhada de creme de mandioca e vegetais salteados. De acordo com os organizadores, o tema"Fé Cega" representa a relação do povo mineiro com a gastronomia, sendo esta uma relação de amor, esmero e fé. "Faca amolada" é o instrumento que prepara e dá forma à carne.

Como ganhamos o passaporte, tivemos direito à segunda opção do chef de graça. Assim, saboreamos também a sobrecoxa desossada e finalizada na parrilha. É servida com purê de batata baroa e arroz de banana.

Hummm... Estava tudo delicioso, no ponto e muito suculento!

A casa tem boa carta de vinhos e drinks, mas, as cervejas possuem grande variação, com produtos de diferentes países. Harmonizamos os pratos com duas variações alemãs da marca Erdinger e a Jambreiro, cerveja artesanal produzida em Nova Lima/MG. 

Algo que despertou minha atenção no menu e achei muito interessante. O restaurante fica bem próximo ao Mineirão e tem, inclusive, dois pratos em homenagem a ele. Achei bem sugestivo, pois, um deles se chama Mineirão subida, que é o joelho de porco servido com tropeiro, em referência ao famoso tropeiro do estádio e pode ser consumido antes dos torcedores irem assistir ao jogo e o Mineirão descida, que acompanha batatas homemade no lugar do tropeiro. Adorei!

O Circuito é realizado desde 2010. Ele divulga restaurantes da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Todos os anos é proposto um tema diferente que inspira os estabelecimentos participantes a criar pratos únicos com aromas e sabores diferenciados. 

Claro que antes do festival acabar iremos a outros restaurantes e contaremos tudo aqui para você, caro leitor do BLOG VIAGENS PELO BRASIL!



Visitei e recomendo:

Circuito Gastronômico da Pampulha
Chef Penninha Meat`s Summit


Localização:


Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e fica na região sudeste. O restaurante Chef Penninha fica bem próximo ao Mineirão.


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário