Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Glaura, um dos mais antigos distritos de Ouro Preto/MG

Conhecido como Casa Branca, o distrito de Glaura guarda muita história do ciclo do ouro e é um dos mais antigos da Estrada Real. E, se em Morro Vermelho, distrito de Caeté em Minas Gerais, a guerra dos Emboabas começou, Glaura também foi palco de batalhas durante o conflito motivado pela disputa das jazidas de ouro.
Como eu  pretendia ter um momento de descanso com a família (marido, mãe, irmã e sobrinha), escolhemos um hotel que só pelo nome já diz tudo o que preci-sávamos: o Recanto das Montanhas, que funciona na fazenda Paiol. Foi excelente! A estrutura é muito boa e pegamos o melhor e maior quarto com hidromassagem, varanda e uma vista esplendorosa. A sede da fazenda é onde ficam os quartos e em todo o terreno há pequenas casas de adobe, barrocas, que deixam o local ainda mais interessante. O playground e a piscina foram a sensação para minha sobrinha. E ainda pudemos colher e degustar jabuticabas colhidas diretamente do pé. E podíamos andar de pedalinho na lagoa. Foram dias realmente revigorantes!
  



Apenas meu marido animou cavalgar e foi uma pequena aventura. No meio do caminho começou a chover e ele voltou todo molhado e cheio de histórias para contar - risos.

Claro que fugimos do hotel para conhecer a localidade. O BLOG VIAGENS PELO BRASIL não perderia essa oportunidade. Há vários pontos turísticos interessantes para serem descobertos. A começar pela igreja Matriz de Santo Antônio. Ao chegarmos, estava fechada. Logo, logo, meu marido se movimentou para que conseguíssemos entrar. Foi a um bar logo em frente perguntar e conseguiu a pista de onde a moça responsável pela chave da igreja morava. Foi lá e voltou com a moça e a chave. Na praça em frente à igreja, uma grande árvore se destaca.


A Capela de Nossa Senhora da Conceição parece um dos passos da via sacra. Ela é branca, com porta de madeira e acabamento azul. Outra capela que deve ser visitada é a Nossa Senhora das Mercês. A particularidade que mais chama atenção é o cruzeiro com símbolos do martírio de Cristo  que compõem a cruz.
Uma linda casa chama a atenção de quem passa para chegar ao centro de Glaura e pelas reco-mendações recebidas, ali também residia muito charme e excelente atendimento, por isso, paramos na pousada Encanto de Glaura para almoçarmos. Já no restaurante é possível perceber que a decoração de todo o local é o ponto alto. É linda a mistura de rusticidade com luxo e modernismo. Após o almoço, fomos conhecer as demais instalações da pousada. O bosque e uma linda capela franciscana fascinam os olhos. 
Artesanato – Muito produzido, o artesanato faz parte da comunidade. São encontrados  doces e itens em tricô, crochê, bordados, fuxico. Além de bonecas, bolsas de palha etc. Infelizmente, as lojas estavam fechadas quando decidimos ir às compras e, por isso, ficamos sem lembranças físicas do distrito, mas, com certeza, muitas recordações positivas em nossa memória e, o mais importante, com as baterias recarregadas pela tranquilidade do local.





 Localização:
Glaura fica a 90 km de Belo Horizonte e a 26 km de Ouro Preto. Pertence à Estrada Real.


Visitei e recomendo:
Igreja e praça da Matriz de Santo Antônio
Capelas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Mercês



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



* Texto e Fotos: Karina Motta 

2 comentários:

  1. SEM PALAVRAS. AMEI O POSTE. E MAIS IMPORTANTE AMEI O PASSEIO. AH! QUERO VOLTAR. RISOS. Obrigado BlogViagensPeloBrasil reavivou alegrias em meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Wagner. Também amei o passeio e quero voltar! Beijos!

      Excluir