Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2016

Um queijo e um beijo para o Serro!

Quando fiz esta viagem, o Serro era caminho para chegarmos a uma cachoeira, que estava incluída no pacote. Fazia parte do roteiro, mas não incluía parada. Porém, era impossível o BLOG VIAGENS PELO BRASIL passar pela cidade dos queijos sem parar para comprar diretamente do fabricante essa iguaria pela qual sou simplesmente apaixonada e, claro, fotografar o cartão-postal da cidade, que é a igreja Santa Rita e sua longa escadaria, de apenas 58 degraus. Convenci o guia a parar e realizei as duas atividades que eu queria na cidade. Pena que não deu para conhecer os demais pontos turísticos, porém, o mais importante garanti.


O queijo é mesmo a referência da cidade já que o produto é reconhecido como Patrimônio do Brasil, desde 2008. Ele é o responsável pelo desenvolvimento da economia local.  Cerca de 60% da renda do município advém do queijo artesanal.

O turismo é o outro atrativo a movimentar a economia do Serro. Seu cartão-postal, a igreja Santa Rita, fica no alto do centro histórico. Dela, pode-se apreciar uma linda vista do Pico do Itambém. Ela foi construída no século XVIII.

Por todo o município, predomina a arquitetura colonial e é muito bem conservada. Isso fez com que o município fosse o primeiro do Brasil a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Localização:
O Serro pertence à Estrada Real e fica a 230 Km da Capital mineira, Belo Horizonte. Está na região centro-oeste de Minas, na Serra do Espinhaço


Visitei e recomendo: 

Igreja Santa Rita


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



*Texto e fotos: Karina Motta 

2 comentários:

  1. Fiquei com muita vontade de subir as escadas desta igreja de mãos dadas com minha esposa Karina Motta.

    ResponderExcluir