Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2016

Riquezas centenárias na Serra do Cipó/MG

Cachoeiras, alambique, lendário morador e contato direto com a natureza é tudo que espera o turista nesta região da Cordilheira do Espinhaço

Variedade de atrações centenárias e naturais, a Serra do Cipó é muito procurada para a construção de sítios e mesmo passeios em feriados e férias. Até 2003, o nome do distrito era Cardeal Mota, ligado ao município de Santana do Riacho e, agora, faz homenagem ao rio Cipó.


Cachoeiras – Dentre as muitas cachoeiras da cidade, uma das mais visitadas é a véu da noiva.  Fácil 55 metros de altura. O poço, de cor esverdeada, possui 20 metros de extensão e 15 de profundidade. Fica a apenas 253 metros de caminhada da portaria. 
acesso, fica dentro do clube da ACM. O turista pode optar por passar o dia no clube, acampar ou mesmo apenas passar algumas horas para se refrescar nas águas frias e conhecer um pouco do local. A queda tem


Há ainda a prainha. Recebeu este nome por ser uma lagoa cercada por uma areia branquinha. Lembra mesmo uma praia.



Trilha dos Escravos – Perto do clube ACM, está a estrada dos escravos, em calçamento de pedras. Era ela que ligava os tropeiros ao Serro e à Diamantina. Ela tem a extensão de 1,5 km. Ao percorrê-la, encontra-se várias nascentes do rio que forma a cachoeira Véu da Noiva e é possível até mesmo chegar ao topo dela.


Juquinha – Ir à Serra do Cipó significa fazer uma visita ao seu lendário morador Juquinha. Ele era um andarilho que vivia na região. Sua figura é tão emblemática que, após sua morte, ele ganhou uma estátua em sua homenagem.


Arquitetura centenária – Dentre os muitos alambiques que fabricam cachaças de qualidade, um se destaca. É que a casa mais antiga da Serra do Cipó fica em um alambique com mais de cem anos, o do Seu João. Além de apreciar a arquitetura o turista ainda tem a oportunidade de ver todo o processo de fabricação da cachaça, além de poder degustá-la direto da bica em que ela é armazenada. Centenária também é a roda dágua ainda em funcionamento, utilizada para moer a cana de açúcar. 
Hospedagem ­– O BLOG VIAGENS PELO BRASIL escolheu um hotel fazenda para se hospedar no cipó. E foi excelente optarmos pelo Lapa Grande. Em clima bem familiar e cheirinho de fazenda, pudemos curtir bastante as cavalgadas, o pomar, o curral, piscinas, as redes nas varandas e ainda mais a cachoeira que fica dentro do hotel.



 




Localização:

A Serra do Cipó pertence à Estrada Real e fica a apenas 100 Km da Capital mineira, Belo Horizonte, na Cordilheira do Espinhaço.


Visitei e Recomendo:
Cachoeira Véu da Noiva
Prainha
Trilha dos Escravos
Juquinha
Alambique do Seu João
Hotel Lapa Grande

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e Fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário