Pesquisar este blog

domingo, 17 de dezembro de 2017

Chuva e muito verde em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha

Nos últimos 11 anos, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL tem tido como companhia em seus passeios o casal Karina Motta e Wagner Dias Ferreira. Em alguns deles, como em Governador Valadares e Carmópolis de Minas, a administradora desta página aproveitou as viagens a trabalho de Ferreira para fazer seus registros. Porém, desta vez, não foi possível e ele viajou sozinho, mas não se esqueceu de tirar um tempinho para atuar como correspondente do blog e mostrar alguns pontos turísticos da cidade mineira de Araçuaí, que como ele mesmo disse: "cidade típica do Vale do Jequitinhonha onde pode constatar a exuberância da natureza e a incomparável hospitalidade mineira".


Surpreendentemente choveu muito e houve até interdição de vias de acesso à cidade e o rio Araçuaí quase transbordou. O que é uma bênção, pois, para os que moram longe, as notícias que chegam são sempre de períodos de estiagem prolongada na região. Uma pescadora local, que mora às margens do Araçuaí, apesar de registrar as dificuldades da vida, encontrou humor para brincar que ''nesse tempo quase dá pra pescar da porta da cozinha direto pra panela''.
 
As chuvas proporcionaram uma vista muito bela, de verde intenso.

É também surpreendente na cidade logo na chegada a recepção feita por uma Arara posicionada em plena rodovia para ambientar o visitante. O nome do município tem origem indígena que significa arara grande.

A cidade possui uma construção que se assemelha ao famoso Passadiço da cidade irmã do Vale do Jequitinhonha - Diamantina. Inspirando os mesmos sentimentos e admiração. Ele faz parte do Colégio Nazareth, referência de educação e arquitetura, com 94 anos de existência, inaugurado pelas irmãs franciscanas Penitentes Recoletinas de Oirschot, congregação fundada na Bélgica. 




O colégio Manuel Fulgêncio, nome do advogado e político local, é uma referência da arquitetura.


O antigo prédio histórico da prefeitura de Araçuaí foi construído em 1910.
  
A hospedagem foi na pousada das Araras.


No centro da cidade é possível visitar o mercado onde se encontram produtos típicos da região e é claro o riquíssimo artesanato local.

E ainda ver por um giro na cidade a primeira igreja construída que é a Matriz Santo Antônio de Pádua, criada em 3 de junho de 1857, bem antes da emancipação política do município, que se deu em 1871.

Além do Santuário com a Catedral São José e o cemitério do Bonfim.




Localização:

Araçuaí fica a uma distância de 678 Km de Belo Horizonte


Visitei e recomendo:
Colégio Nazareth
Colégio Manuel Fulgêncio
Antigo prédio da prefeitura 
Mercado
Matriz Santo Antônio de Pádua
Santuário com a Catedral São José

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e Fotos: Wagner Dias Ferreira

3 comentários:

  1. Foi uma grande honra atuar como correspondente do Blog Viagens Pelo Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A honra é toda do BLOG VIAGENS PELO BRASIL, que além de ter você como ótima companhia agora contribui com excelentes posts

      Excluir