Pesquisar este blog

sábado, 9 de junho de 2018

O mundo no Brasil

Em Maragogi/AL, o caribe brasileiro
O BLOG VIAGENS PELO BRASIL já conheceu alguns municípios que fazem referência, lembrando muito e até mantendo a cultura de outros países. Uma das vantagens de quem , como nós, viaja por este país, é a possibilidade de conhecer culturas e paisagens diferentes de um país tão plural, que carrega em cada região, estado ou município peculiaridades e a influência de imigrantes e colonizadores.
Bento Gonçalves
Gramadoh
Fiz um compilado dos lugares que visitamos e mantém essas características. A maioria faz menção à Europa. Vamos conhecer o mundo sem sair do Brasil?!

Bento Gonçalves – Caminhos de Pedra – Rio Grande do Sul e a Toscana/Itália

A Toscana, que fica no norte da Itália, tem uma região muito parecida aqui no Brasil, que é o Caminho de Pedras. A semelhança é visível, principalmente, nas construções com paredes de pedras ou madeira  aparentes. O roteiro fica em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Este roteiro traz casas centenárias, típicas dos colonos. São sete quilômetros de extensão e 15 casas especializadas, além das particulares, que podem ser visitadas. Elas realmente congregam a herança cultural dos imigrantes italianos. Em cada casa, é possível conhecer o trabalho artesanal, a cultura, gastronomia, arquitetura e a história dos colonos.
A paisagem, com seus inúmeros vinhedos, é responsável por trazer a lembrança da Itália a Bento Gonçalves com parreirais. A vista também pode ser conferida em uma viagem ao tempo a bordo da maria-fumaça  Apresentações artísticas, belas paisagens e degustações de vinho marcam todo o passeio. A história dos italianos, principalmente, da imigração está presente no Parque Temático Epopéia Italiana, que revive a saga dos imigrantes italianos para chegarem e se estabelecerem no Brasil.

Blumenau – Santa Catarina  e Nova Petrópolis – Rio Grande do Sul e a Alemanha

E a Alemanha? O BLOG VIAGENS PELO BRASIL já conheceu duas cidades que remetem a este país: Blumenau, em Santa Catarina e Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. O estilo arquitetônico enxaimel está presente nos dois municípios. Ele é muito característico da Alemanha, que mantinha o telhado em forma de triângulo para que a neve escorresse. A técnica monta uma estrutura de madeira, onde as peças são encaixadas umas nas outras sendo presas com pinos de madeira (não utilizavam pregos na montagem da estrutura) e depois fechavam as paredes com tijolos, pedras ou ainda somente galhos e argila. 

Blumenau é uma das mais conhecidas por manter a cultura alemã. A arquitetura segue os traços germânicos, inclusive, no prédio da prefeitura.

Em Nova Petrópolis, há dois parques que mostram a história da imigração alemã para a região e a influência das tradições germânicas na cidade. São eles: o Parque Aldeia dos Imigrantes, onde tem toda a história da imigração alemã e o Parque Esculturas Pedras do Silêncio. Participamos, inclusive, de uma noite alemã com comida, música e bebida típicas. A guia nos contou que as escolas de lá são bilíngues. Os alunos são alfabetizados em português e alemão.Participamos, inclusive, de um jantar alemão com as comidas e bebidas típicas.

  


Campos do Jordão – São Paulo e Monte Verde – Minas Gerais e a Suíça

Na região sudeste, tanto em Minas Gerais quanto em São Paulo, temos localidades reconhecidamente parecidas com a Suíça. Campos do Jordão e Monte Verde, distrito mineiro do município de Camanducaia são reconhecidamente parecidos com o país europeu.


Campos do Jordão
Monte Verde
A paisagem e a arquitetura colonial e de estilo normando, além do clima são as características que aproximam essas localidades à Suíça.


Monte Verde
 Canela/Gramado – Rio Grande do Sul e a Europa
Ao chegar em Canela ou Gramado, cidades vizinhas no RioGrande do Sul, impossível não associar à Europa, principalmente, Itália e Alemanha. As fábricas de chocolate também lembram os doces suíços. Arquitetura, gastronomia e tradições remetem ao velho continente.
Canela


O parque Lago Negro em Gramado, por exemplo, foi reflorestado com plantas importadas da região da Floresta Negra, na Alemanha, depois de sofrer um incêndio em 1942.


Gramado
Maragogi – Alagoas e o Caribe
As praias paradisíacas de Maragogi, em Alagoas, traz muita semelhança com o Caribe.
Morretes – Paraná e a Europa
Mais uma vez, a arquitetura de Morretes, no litoral do Paraná, remete aos prédios da Europa.

Penedo – Alagoas e a Holanda e Portugal
Rodeada pelo rio São Francisco, dizem que a cidade histórica de Penedo faz muita referência aos colonizadores da cidade: os holandeses e os portugueses.



Conheça também e curta nossa página no facebook:

www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário