O Juquinha, essa simpática figura, que é um lendário personagem real da região da Serra do Cipó foi eternizada em uma escultura que atrai inúmeros visitantes a registrarem uma foto ao seu lado. Mas não só por isso, ele era tido como imortal. Uma doença, chamada catalepsia, em que o coração para de bater e a pessoa parece estar morta, acometia o personagem da Serra do Cipó. Teve uma vez, quando ainda não sabiam da doença, ele foi velado e logo em seguida acordou.
Seuverdadeiro
nome era José Patrício, mas conhecido como Juquinha. Era um andarilho que vivia na Serra com seus dois irmãos. Ele gostava de colher flores e entregá-las aos turistas. Em troca, ganhava roupas ou comida. Mas dizem que foi entregando uma flor da Serra do Cipó que a turista foi pesquisar e achou a espécie rara. Por causa disso, foi criada a reserva ambiental.
Ele faleceu em 1983 e, em 1987, sua estátua foi construída no platô na parte alta da Área de Proteção Ambiental (APA).

Localização:A estátua do Juquinha fica na rodovia MG 10 Km 117 - Alto do Palácio, Santana do Riacho
Conheça também e curta nossa página no facebook:
www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil
*Texto e Fotos: Karina Motta







CURIOSIDADE: Na primeira vez que Karina Motta (BlogViagensPeloBrasil) estivemos neste monumento ao Juquinha tirei uma foto onde um pedaço da atração turística foi cortado na imagem. Nesta visita aqui publicada aquele primeiro erro pode ser reparado. Que alivio e que alegria.
ResponderExcluirAprendeu direitinho com essa experiência
Excluir