Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2020

Elementos geométricos fazem parte da praça Raul Soares em BH

Tombada pelo patrimônio estadual (Iepha) em 1988 e localizada no centro da cidade de Belo Horizonte, a praça Raul Soares fica no encontro de quatro avenidas famosas: Amazonas, Olegário Maciel, Bias Fortes e Augusto de Lima. O projeto é do arquiteto Érico de Paula com as calçadas portuguesas formando elementos geométricos fazendo referência à cultura marajoara e ao estilo art déco. Ela fica no marco zero da capital mineira.
             
 
Desde meados de 2019, estou morando na região da praça. Aliás, a vista da janela do meu quarto é a praça e, mesmo tendo nascido em BH, passando pela praça sempre, nunca havia reparado que os motivos da calçada eram desenhos marajoara, que vi muito em Belém e em Icoaraci.

O primeiro nome da praça Raul Soares foi Quatorze de Setembro. BH é uma cidade toda planejada, mas ela não estava no projeto inicial de construção. Porém, seu formato circular a torna um grande referencial no traçado ortogonal da arquitetura de BH. A construção começou em 1929 e foi inaugurada em 3 de setembro de 1936.

Ela ocupa uma área de 15 mil metros quadrados e recebeu esse nome em homenagem ao jurista, ex-senador e ex-governador de Minas Gerais, Raul Soares (à época era presidente de Minas Gerais).

A sua fonte luminosa foi a primeira presente em praças da capital mineira e está representada no presépio do Pipiripau.

E eu que tanto amo um pôr do sol, pude observar diariamente (ao ir trabalhar) uma nova versão da grande estrela: o seu nascer. E ficou bem concorrido com o seu poente! A lua também era sempre admirada!




O edifício JK faz parte do conjunto arquitetônico da praça. O projeto é de Oscar Niemeyer e data de 1952. São dois prédios. O mais alto tem 36 andares e o outro, 23.
Edifício JK







Durante alguns anos, morei praticamente na praça Raul Soares

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil


*Texto e Fotos: Karina Motta

8 comentários:

  1. Boa noite Karina parabéns pelo seu blog. Nota 10. Só não achei a parte de seguidores para te seguir também. Vou olhar com calma as cidades de Minas Gerais e demais. Grande abraço e muita saúde para vc e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Tirei a parte dos seguidores. Grande abraço!

      Excluir
  2. Quando vc for viajar para algumas cidades de Minas Gerais vou encomendar uns chaveiros para minha coleção. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um arranjo muito único da calçada arranjava padrões geométricos. Parece que, quando visto de baixo, o padrão não é claramente visível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Só percebi quando vi do alto. Aí desci e reparei cada detalhe.

      Excluir
  4. Mais uma vez, um olhar singular em lugares ímpares na Capital das Alterosas.

    ResponderExcluir