Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A riqueza da liberdade no Espaço São José Liberto/PA

O lindo prédio, que atualmente abriga um local de expressão da cultura e turismo da capital paraense, com o museu de Gemas do Pará, Pólo Joalheiro e Casa do Artesão, já foi palco da triste realidade da cadeia pública e do presídio São José. A restauração e nova fase do Espaço São José Liberto foi inaugurada em 2002.

 

O jardim era o ambiente em que os presos tomavam sol e as lojas que expõem toda a riqueza das gemas e jóias paraenses eram as celas onde os presidiários ficavam. Como reflexão, a solitária foi preservada e, nela, um pequeno museu e painel com o histórico das lutas pelos Direitos Humanos, rebeliões. Impressionante e indescritível a sensação ao entrar no local.

Na capela, as paredes são de pedra. É simples, mas linda! Nela, ocorrem eventos artísticos e culturais. Aliás, o Espaço apenas se tornou cadeia e presídio depois que os frades foram expulsos do local e ocupado pelo governo. Antes, era um convento. Inicialmente, funcionou como depósito de pólvora, quartel, olaria, hospital e só depois cadeia.

A riqueza das jóias e a beleza da arquitetura e projeto paisagístico de todo o Espaço restaurado realmente impressionam. Impossível admirar essas maravilhas sem fazer um link com o passado e lembrar o quão bela, importante e rica é a liberdade!

Leia mais posts sobre o Pará acessando:
http://blogviagenspelobrasil.blogspot.com.br/search/label/Par%C3%A1

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil 

                                                                *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

2 comentários:

  1. Karina, parabéns pelo lançamento do blog. O pouco que você escreveu sobre Belém já fez incluir a cidade nos meus roteiros futuros. Adorei a associação infância/vitória régia. Muito sucesso e já enviei para alguns amigos.
    Abraços, Paulo

    ResponderExcluir
  2. Como pessoa com fortes vínculos na promoção e defesa dos Direitos Humanos, advogado com atuação na área criminal, tendo visitado diversos presídios reconheço que a visita ao São José Liberto é marcante, produz uma sensação de superação do mal indescritível. Wagner Dias.

    ResponderExcluir