Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Florianópolis - minha porta de entrada para a região sul


Ai que sau-dade! Floria-nópolis é a única cidade em que eu gostaria de morar se não fosse em Be-lo Horizonte. Conheci a região sul do Brasil começando por Florianópolis e amei! Ao chegar, as lindas araucárias chamaram minha atenção – algo que até então só havia visto nos livros de geografia da escola, mas não parou por aí. Ter a oportunidade de, em alto mar, ficar bem próximo a golfinhos me emocionou. Experiência que só se repetiu quando, anos mais tarde, fiquei frente a frente com uma vitória régia em Belém do Pará (porém, isso é assunto de outro post neste blog).

A educação/cordialidade dos florianopolitanos é impressionante! Os fartos e deliciosos pratos servidos também se destacam, porém, são as belezas naturais dessa maravilhosa cidade que me encantaram. Cada ilha possui uma particularidade marcante. As praias são lindas! Ah... O Balneário Camboriu... mas tenho que voltar a essa cidade que tanto me encantou para ter a oportunidade de curti-las, pois fui em um período do ano muito frio e o jeito foi apenas conhecê-las e tirar fotos em frente ao mar com pesados casacos, meias e calças. Ao sair à noite, usava até mesmo luvas e cachecol. Não sei se com as mudanças do tempo e o efeito estufa continua fazendo tanto frio assim no inverno, porém, com certeza, para mim foi uma experiência inesquecível e serviu de boa desculpa para me obrigar a voltar em um período de verão.


Um capítulo à parte nessa viagem é visitar a Fortaleza de Santa Cruz, na ilha de Anhatomirim. Além de o lugar ser maravilhoso, neste local está estampada um pouco da história de Florianópolis. Há também o mirante da Lagoa da Conceição que é admirável! Outro ponto turístico imperdível é a ponte Hercílio Luz, principalmente, toda iluminada à noite. Uma maravilha! Porém, notícias recentes divulgaram que este cartão postal precisa ser restaurado, pois o mesmo está se desgastando, porém, faltam recursos financeiros e as obras estão paralisadas.
Com certeza, Floripa (como a cidade é carinhosamente chamada pelos turistas) deixou muita saudade em mim. Pretendo voltar. Não sei quando, mas voltarei! E tomara que seja com a ponte restaurada.


Visitei e recomendo:

  • Praias: da Joaquina, Barra da Lagoa, Mole, de Canasvieiras
  • Ilhas de Anhatomirim e de Ratones
  • Lagoa da Conceição
  • Centro de Florianópolis, Ponte Hercílio Luz, Mercado Público Municipal, Praça XV de Novembro


Localização

Florianópolis está localizada na região sul do país. É a capital do estado de Santa Catarina


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                           *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Um comentário:

  1. Neste ponto maravilhoso do país eu e Karina estivemos em momentos diferentes, quando ainda não nos conhecíamos. Melhor pra nós pois fica a certeza que voltaremos pra apreciar as maravilhas da cidade juntos. Wagner.

    ResponderExcluir