Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A BH que eu amo


Conjunto Arquitetônico da Pampulha é o foco do primeiro post sobre a capital mineira

Finalmente, um post sobre a minha cidade natal, uma das primeiras capitais brasileiras a ser planejada. Dia desses, tirei para ser turista em Belo Horizonte. Sempre gosto de visitar os museus e passear pelos bares e restaurantes da capital mineira, mas, este dia foi especial. Visitei o principal cartão-postal da cidade e região onde moro: o complexo arquitetônico da Pampulha. Cada detalhe, cada curva é encantador neste lugar.

Parques, praças e, principalmente,  bares e shoppings não faltam em BH, porém, serão alvo de outros posts. Há alguns anos, até brinquei com um colega que queria conhecer minha cidade, que bastava eu levá-lo aos shoppings, pois cada região e a maioria dos bairros possuem um.

Igrejinha São Francisco
Bem, voltando à Pampulha, formada pela lagoa, Casa do Baile, museu de Arte, igreja São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube e o parque Guanabara. E como falar dessa região sem tocar nos traços e curvas projetados por Oscar Niemeyer? As curvas em tons azuis são o registro da Igrejinha da Pampulha como é popularmente conhecida a igreja São Francisco de Assis. Os painéis são de Cândido Portinari mostrando a Via Sacra e a imagem de São Francisco. Outro detalhe que também chama a atenção é o jardim de Burle Marx.


Casa do Baile
O detalhe das curvas que acompanham a Lagoa e os jardins de Burle Marx ficam por conta da Casa do Baile. O paisagista Burle Marx se junta às esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa para compor essa obra artística que é o Museu de Arte da Pampulha. Esse prédio também é famoso por ser o primeiro projeto de Niemeyer, influenciado por Lê Corbusier. Inicialmente funcionou como cassino até 1946, quando o jogo foi proibido no Brasil. Desde 1957, funciona como museu, que tem um acervo de  e conta com 1.600 obras.

A forma de um barco é o destaque do Iate Tênis Clube, emoldurado tanto pela lagoa da Pampulha como pelos jardins de Burle Marx. 
 
Iate Tênis Clube
Atrações mais voltadas para crianças também situadas na Pampulha são o Zoológico e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, o parque Ecológico e o parque de diversões Guanabara. Estes, serão tema de outros posts

Roda gigante do parque Guanabara - Uma das maiores da América Latina

Visitei e recomendo:

Conjunto arquitetônico da Pampulha

Localização:

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e fica na região sudeste



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

                                                                     

*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário