Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Parques de BH


A maioria dos bairros da capital mineira contam com parques. Alguns pequenos, apenas para servirem de ponto de apoio de lazer da localidade em que os pais podem levar as crianças para brincarem ou mesmo para que cada um possa distrair um pouco. Outros têm múltiplos atrativos e integração com a natureza.

Três deles fazem parte de regiões onde já morei e sempre frequentei. Na nordeste, há  Renato Azeredo e, na Pampulha, o parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, conhecido como parque Ecológico da Pampulha e o Ursulina de Andrade Melo, ou mata do Castelo como é conhecido. Os três têm opções de lazer, esportes e natureza ao redor. Excelentes para ir com crianças. Faz parte dos três, a oferta de aparelhos de ginástica e pistas de caminhada e cooper. O parque Ecológico disponibiliza, ainda, algumas bicicletas gratuitas. 
Mata do Castelo
O principal, mais conhecido e mais antigo parque de Belo Horizonte é o Municipal Américo Renné Giannetti. Árvores, orquidário, brinquedos, passeios de burrinho, caminhadas são alguns dos atrativos do parque que também abriga o teatro Francisco Nunes e Palácio das Artes.

O parque de diversões mais procurado é mesmo o Guanabara, com diversas atrações, dentre elas, uma das maiores rodas gigantes da América Latina e com muitas novidades sempre.
Parque Guanabara



Agora, se o interesse é ver de perto várias espécies animais em extinção, basta visitar a Fundação Zoobotânica. Ultimamente, a atração principal tem sido o Aquário com diversos peixes nativos e exóticos da bacia do rio São Francisco.



O parque jornalista Eduardo Couri, popularmente chamado como Barragem Santa Lúcia integra o lazer de moradores de classes média e alta e de aglomerado. A área foi totalmente revitalizada e possui cerca de 86 mil m².

Já no parque das Mangabeiras, o que chama a atenção é ele fazer parte da Serra do Curral, que é o símbolo de BH eleito pela população em um plebiscito. Ela emoldura várias partes da cidade. As matas nativas do parque fazem dele a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Também foi projetado por Burle Marx e conta com grande variedade de fauna. Outra característica é que ele fica em uma das partes mais altas da cidade o que possibilita ter bem próximo ao parque o lindo mirante. E aí fica mais do que latente a explicação do nome que foi dado a este município que é Belo Horizonte.

Visitei e recomendo:
Parques: Renato Azeredo, Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, Ursulina de Andrade Melo, Municipal Américo Renné Giannetti, Guanabara, Fundação Zoobotânica e o Aquário, jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia) e o parque das Mangabeiras



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil




                                                                                                *Texto e crédito das fotos: Karina Motta


Nenhum comentário:

Postar um comentário