Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alguns museus de Belo Horizonte

Agora é a vez de falarmos dos museus desacompanhados de praças. Quero abrir o texto com uma curiosidade sobre o prédio do Centro de Cultura de Belo Horizonte. Atualmente, ele abriga seminários, mostras de audiovisual e exposições. Ele fica na rua da Bahia e chama bastante atenção por ser uma bela edificação. A curiosidade fica por conta de que turistas e até mesmo muitos belo-horizontinos confundem a construção com uma igreja.

Outro importante centro cultural da cidade é o Sesc Paladium. Ele funciona onde antes era o Cine Paladium. Foi totalmente reformado e inaugurado em agosto de 2011. São vários espaços como teatro, galerias de arte, cinema, biblioteca, café, restaurante, artesanato. Além de oferecer oficinas de dança, música e teatro.

Para conhecer toda a história de Belo Horizonte, basta o turista visitar o museu Histórico Abílio Barreto. Ele funciona em uma antiga fazenda de Minas Gerais e seu acervo é composto por uma riqueza de materiais, móveis, documentos, fotos etc. Na parte externa, o visitante pode conhecer um antigo bonde elétrico e a maria fumaça, um dos símbolos de Minas Gerais.

Para voltar a ser criança, o museu do Brinquedo é o local de pura diversão! Oficinas em que as crianças podem construir seus próprios brinquedos, área externa com jogos, carrinhos, quarto para brincar, mini-biblioteca e grande acervo de brinquedos do Brasil e do mundo que não param de agregar a coleção.
Além de conhecer brinquedos antigos e ter vários outros disponíveis, 
a criança
 também constrói seu próprio jogo

A arte sacra faz parte do museu Mineiro. Já a evolução da vida é representada no museu de Ciências Naturais da PUC Minas. E a natureza é o foco do museu de História Natural e Jardim Botânico, onde, em dezembro de todos os anos, é possível visitar o presépio do Pipiripau, um belo e surpreendente passeio.

Por último, mas não menos importante, quero citar a Casa Fiat de Cultura, que tem trazido, desde a sua inauguração, grandes e lindas exposições para BH. Inclui várias apresentações inéditas de acervos do Brasil e da Europa. Sempre com boas novidades e, geralmente, gratuitas.


Visitei e recomendo:

Centro de Cultura de Belo Horizonte
Sesc Paladium
Museu Histórico Abílio Barreto
Museu do Brinquedo
Museu Mineiro
Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
Museu de História Natural e Jardim Botânico 

Casa Fiat de Cultura


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                                                                *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário