Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Eu quero sossego!

Em Morro Vermelho, distrito de Caeté/MG, a tranquilidade impera. Também se encontra história, tradição e natureza. É o local onde a Guerra dos Emboabas começou. Outra curiosidade é que, todos os anos, os fiéis realizam uma cerimônia para banharem um santo com cachaça


As belezas da Estrada Real guardam lugares acon-chegantes e sossegados como é o caso do distrito de Caeté, em Minas Gerais, chamado Morro Vermelho. Para a minha última come-moração de aniversário antes de eu entrar defi-nitivamente para o grupo dos “enta”, eu queria algo que fosse a minha cara: passeio, tranquilidade, curiosidades locais, montanhas, muito verde e boa companhia. Sempre faço pelo menos uma pequena recepção para a família, mas, desta vez, queria mesmo era calma e eu não poderia ter escolhido lugar melhor. Então, decidi reunir tudo isso em um fim de semana inesquecível e consegui!




 O lugar é realmente lindo e calmo. E se o turista quiser fugir da agitação das grandes cidades e se refugiar sem nenhuma interferência do mundo moderno, Morro Vermelho é perfeito! Na localidade, não há sinal de celular e não possuem rede, portanto, não há internet nem mesmo cartão de crédito ou débito pode ser utilizado. Era tudo o que eu precisava: descanso, cultura, história, boa gastronomia, desfrutar este momento com meu marido e só.



Matriz Nossa Senhora de Nazaré
Crenças: santo banhado com cachaça – Há uma tradição local em que, na quarta-feira de cinzas, é realizada uma cerimônia na igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré. Nela, banham a imagem de Nosso Senhor dos Passos com cachaça. A escultura do santo é toda talhada em cedro, mede 1,85 m e data do século 18. Apenas homens, maiores de 18 anos e leigos podem participar, assim, despertou-me a curiosidade de conhecer o local desta tradição, mas, como eu não poderia integrar o evento, decidi não visitar a localidade no período em que o mesmo é realizado.

Atrás da santa, a imagem que é banhada com cachaça

 


  





 A aguardente é recolhida em uma gamela e depois colocada em garrafas para serem distribuídas ao final da solenidade. Acredita-se nas propriedades terapêuticas desta pinga. Inclusive, dizem que se algum dependente de álcool a consumir, o vício acaba.

Esta tradição de mais de 200 anos poderá se tornar patrimônio imaterial. Isso porque o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG) documentou o banho, que passa a integrar o projeto Ritos da Quaresma e Semana Santa em Minas Gerais. Ainda é necessário confirmar, porém, este deve ser o único evento do tipo realizado no Brasil.

Pintura na nave representa um milagre
A matriz é simples, mas, possui lindas pinturas. Na nave, representa um milagre ocorrido em Portugal – durante uma caça, um homem foi salvo invocando a santa – e, no altar-mor, Nossa Senhora de Nazaré. Ao entrar na igreja, minha curiosidade era conhecer a imagem do santo que é banhado com cachaça e um morador local fez questão de mostrá-lo.

Pintura de Nossa Senhora de Nazaré no altar-mor
Capela do Rosário - E é claro que eu não poderia deixar de conhecer e clicar a capela do Rosário. O local onde ela fica é exuberante em natureza. Do largo, tem uma vista de todo o distrito. 






História – Outro fato que me chamou a atenção é que foi exatamente em Morro Vermelho onde teve início a Guerra dos Emboabas e a revolta contra a cobrança do Quinto do ouro, imposto pelo rei de Portugal. Inclusive, no marco em homenagem aos 290 anos do distrito, comemorado em 2004, tem uma placa com os dizeres: “Morro Vermelho – CAMINHO DOS DIAMANTES – MUNICÍPIO DE CAETÉ – Por estes caminhos, trilhou o ouro, correu sangue, fez-se a democracia. Por estes caminhos, ouviu-se o primeiro grito de liberdade das Américas. Aqui, o sonho é real”.

HospedagemDisseram-nos que é na festa da padroeira que o local recebe muitos turistas, no mais, a maioria das pessoas que frequentam o lugarejo é de moradores. A festa acontece todo dia 7 de setembro, quando também é realizada uma cavalhada – representação da luta entre Mouros e Cristãos –, procissão e missa cantada em latim. Tanto se confirmou essa informação que apenas eu e meu marido fomos os hóspedes da única pousada do distrito, a da Bandeira. Um lugar aprazível onde se vê que a proprietária cuidou de cada detalhe na montagem da estrutura da hospedaria.

ESTOU "PERCURANO"Já descobri que iria amar esta pequena viagem no dia em que telefonei para a pousada para efetuar minha reserva. A ideia era passar meu aniversário viajando nem que fosse bem pertinho de BH, onde moro, pois, trabalho por conta própria e não tenho muita folga. Eis que pesquiso hotéis/pousadas na região metropolitana de Belo Horizonte e encontro um exatamente no distrito que já havia despertado meu interesse e de meu marido pelas histórias que ouvimos a respeito. Aí vem a curiosidade que me deixou apaixonada pelo local: liguei na pousada para pegar o número da conta para fazer a reserva. O telefone chamou, chamou e, quando estava desistindo, um senhor atende: Alô! Bom dia!
Eu: Bom dia! Quero saber os procedimentos para reservar uma suíte
O senhor: Ah... Desculpe... A senhora tem que ligar no escritório... Não sei informar!
Eu: Qual o número do escritório, por favor!
O senhor: "PERA AÍ QUE ESTOU PERCURANO!".
Depois de uns segundos...
O senhor: Dona, desculpe! Não vou encontrar...
Eu com um sorriso imenso no rosto, já estava com o site da pousada aberto à minha frente e disse: tudo bem. É o outro número que está na internet?
O senhor: É sim senhora, desculpe!

Achei muito fofo e já amei o local que, apenas pelas fotos, simplicidade, riqueza em fé, tradição, cultura e história, eu percebi que aproveitaria ao máximo! E, com certeza, se confirmou e superou minhas expectativas. São as gratas surpresas que as Minas Gerais sempre proporcionam! 
 





Natureza – E se Morro Vermelho se destaca em história, cultura e tradições, o distrito também não deixa nada a dever no quesito de riqueza natural. Montanhas e árvores circundam o distrito e, para visualizar o morro de Santa Cruz, que deu nome à localidade, basta apreciá-lo em um momento de relax à beira da piscina na pousada da Bandeira. Antes, quando não havia vegetação cobrindo a montanha, uma rocha de cor avermelhada  ficava exposta.
Morro de Santa Cruz
No almoço, fomos conhecer a Fazenda Alpenrose, que mantém o restaurante aberto ao público. Os donos são descen-dentes de austríacos e, no cardápio, há uma mescla de comida austríaca, alemã e um toque mineiro. Optamos por almoçar eisbein (joelho de porco), chucrute e batata southé. De quebra, meu marido não perdeu a oportunidade de degustar um Steinhager, uma bebida destilada típica alemã. O restaurante é bem interessante, com tonéis de cachaça e decoração rústica.







Ao fundo, eucaliptos
 Atualmente, a principal atividade econômica do distrito é a plantação de eucalipitos, que são vendidos como lenha para municípios próximos como Sabará. Trilhas e aventuras também fazem parte de Morro Vermelho, com a cachoeira de Santo Antônio. Ela fica próxima a uma grande área de plantação de eucalipto em meio a uma vegetação fechada, mas, o caro leitor já sabe que não sou muito adepta a aventuras, portanto, preferi não percorrer a trilha.


Uma das capelas da via sacra
Chafariz no centro do distrito
Ao irmos embora, cortamos caminho por uma estrada de terra bem conservada que liga o distrito ao município de Raposos. Recebemos a indicação para almoçarmos no restaurante do Teixeirinha e, realmente, valeu a pena. A impressão é que funciona em um pequeno sítio. Ao passearmos pelo terreno onde fica o estabelecimento, encontramos um pequeno curral, horta e uma pista de motocross. Local simples, parecendo botecos do interior e uma comida muito saborosa. Decidimos por um delicioso tropeiro.
Estrada que liga Morro Vermelho a Raposos





Restou-me, apenas, agradecer a Deus por mais um ano de vida, por mais uma viagem inesquecível na qual pude ver a mão dEle em tudo que criou. Simplicidade, história, natureza, fé, boa gastronomia, degustação de vinho, alegria e muito carinho... Tudo isso foi o que vivi neste passeio e  no meu dia. E, sinceramente, é tudo o que mais admiro. No mais, um brinde à vida!



Visitei e recomendo:
Largo e Capela do Rosário
Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré
Chafariz no centro do distrito
Praça principal do distrito
Fazenda Alpenrose 
Pousada da Bandeira
Restaurante do Teixeirinha (Raposos/MG)

Localização:
Morro Vermelho é distrito de Caeté, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O distrito fica a 59 km da Capital.



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e crédito das fotos: Karina Motta


2 comentários:

  1. Lindas fotos Karina, ótimo conhecer o Brasil sob a sua ótica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Stéfani! Sua opinião é muito importante para mim.

      Excluir