Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Restauração da Igreja São José em Belo Horizonte

Em posts anteriores, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL já citou a Igreja São José, que fica no centro de Belo Horizonte, mas, não posso deixar passar em branco a restauração deste prédio histórico. Todos os dias, ao ir para o serviço, corto caminho passando pela São José e continuo seguindo os passos de minha mãe, que fazia o mesmo quando trabalhava no centro da capital mineira e, todos os dias, antes de iniciar o trabalho, acendia uma vela e fazia uma oração na igreja. Por isso, pude acompanhar de perto toda a restauração da parte interna da igreja, que começou em 2012. Concluída esta parte, iniciou-se a recuperação da fachada e hoje, especialmente, pude ver parte desta restauração concluída, sem tapumes. Claro que parei na hora e registrei para o VIAGENS PELO BRASIL!
 
Cores da fachada já começam a aparecer
A restauração da fachada, aos poucos, retoma as cores originais da planta assinada em 1901. O projeto original é do arquiteto Edgard Nascentes Coelho e foi executado pelo pintor alemão Wilhelm Schumarcher em 1912. Em 1928, as cores foram substituídas por cores lisas. Agora, a partir de fotos e da planta original, tenta-se recuperar as cores utilizadas já que a deterioração do tempo fez com que as cores fossem removidas e quase não aparecem para balizar a restauração.

Por dentro, a claridade voltou à matriz, pois a mesma recebeu nova iluminação e as cores das pinturas foram realçadas e, por fora, a volta das cores dão o tom de destaque para a igreja que já chama atenção no centro da cidade. O restauro também ressaltou detalhes da rica e linda decoração e, ainda, foi elaborado o inventário dos bens (objetos, imagens, cálices etc). Isso permitirá a proteção do acervo estimado em 390 objetos.

A arquitetura da São José é de estilo neo-gótico.


Visitei e recomendo:
Igreja São José


Localização:


A Igreja São José fica no centro de Belo Horizonte –

Rua Tupis, 164 - Centro - Belo Horizonte - Minas Gerais


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e fotos: Karina Motta


2 comentários:

  1. Lindo post. Aqui nós também contamos com igrejas grandiosas e que são muito convidativas. Parabéns pelo registro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Stéfani! As igrejas do Brasil merecem mesmo destaque desde as mais simples até as grandiosas. Sempre são acompanhadas de muita beleza, história, cultura e religiosidade. Grande abraço!

      Excluir