Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2014

Fim de semana curtindo alguns pontos turísticos da Pampulha/BH




Tirei o fim de semana para visitar uma casa que virou museu em BH no ano passado e eu já havia ido duas vezes sem conseguir entrar. Desta vez consegui e ainda encontrei guias bastante atenciosos. Não fotografei detalhes da decoração da casa, pois, me ative aos detalhes da arquitetura, mas, os móveis de época são lindos e a decoração da casa como um todo também de muito bom gosto. 

A proposta de casa-museu está presente na mostra Casa Kubitschek: uma invenção modernista do morar. Já no térreo, a exposição Pampulha: Território da Modernidade contextualiza as várias 'Pampulhas' no tempo e no espaço, a partir do Arraial de Santo Antônio da Pampulha Velha, surgido no século XIX, passando pela 'Era Kubitschek' em BH e a inauguração do complexo arquitetônico, em 16 de maio de 1943. 

A Casa Kubitscheck foi projetada em 1943 para ser residência de fim de semana para o então prefeito

de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek. Ela segue o mesmo estilo do Iate Tênis Clube, com telhado em asa-de-borboleta e planos inclinados, características da arquitetura brasileira dos anos 50, o Modernismo. Os jardins e o pomar são de Burle Marx. A casa se mantém como o projeto original, pois as reformas que foram feitas tiveram assistência direta do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto original.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Pampulha
   




  


  
  


  
  

Passear pela Pampulha é sempre muito bom! 

Mineirinho e Mineirão
Igrejinha da Pampulha/São Francisco. Ao fundo, Roda gigante do Parque Guanabara


Mirante da Lagoa da Pampulha

  

Parte externa do Parque Ecológico da Pampulha



Exposição Atenas e sua Acrópole na Casa do Baile/BH
Por fim, enquanto não realizo meu sonho de conhecer a Grécia, vou descobrindo esta maravilha aqui mesmo no Brasil. Desta vez, visitei a exposição Atenas e sua Acrópole, que está em cartaz até o dia 30 de novembro, na Casa do Baile, na Pampulha, BH. E assim vou me aproximando cada vez mais das origens da humanidade.


Esculturas e fotos de grandes nomes da Grécia apresentam o berço da civilização que tanto me encanta. São 13 cópias de esculturas produzidas pela Caixa de Recursos Arqueológicos da Grécia e que transitam pelo período arcaico e a era clássica. Além de cerca de 40 fotografias de nomes gregos como Alexandros Kolokythas, Alexandros Vogiatzakis, Giorgios Korakianitis e Pier Giorgio Carloni.

Revisitar a Casa do Baile é sempre muito agradável. Ela é referência da arquitetura moderna brasileira. O projeto original é de Oscar Niemeyer e o paisagismo, de Roberto Burle Marx, que sempre tinham como proposta, a integração do ambiente da lagoa da Pampulha. As curvas são marcantes no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário