Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Instituto Estrada Real publica texto do BLOG VIAGENS PELO BRASIL

Mais uma vez, o Instituto Estrada Real publicou texto do BLOG VIAGENS PELO BRASIL em seu site. A dica de turismo está disponível na seção Diário de Viagens . "Fazer o que gosta: escrever, fotografar e, claro, viajar e, ainda, ver a repercussão do seu trabalho em importantes portais é muito gratificante e dá ânimo para continuar", afirma a blogueira e gestora do blog Viagens pelo Brasil, Karina Motta.

"Este é um reconhecimento que engrandece e alegra muito", conclui Karina.

Desta vez, o post publicado foi sobre São Tomé das Letras, que fica na região sul do estado de Minas Gerais. A cidade é conhecida pelo misticismo. "O místico atrai muitos visitantes todos os anos para a cidade, mas, as belezas naturais do município são magníficas. A Serra da Mantiqueira emoldura São Tomé das Letras. Lá, o pôr do sol ganha ainda mais beleza e muitas cachoeiras são de fácil acesso. Realmente, é um lugar para ser apreciado", conclui.

Veja a íntegra da publicação:

Diário em destaque

BLOG VIAGENS PELO BRASIL - ...

TURISTA:

CAMINHOS VISITADOS:
Caminho Velho

RESUMO:
A fama é de que em São Tomé das Letras, na região Sul de Minas Gerais, os contatos com extraterrestres são constantes. Há uma mística que dá fama à cidade e faz com ela receba inúmeros turistas sempre. Minha curiosidade era grande, pois, em Minas, o município é muito comentado. Pois bem, fui conferir de perto os mistérios do lugar. E não me arrependi, pois, não só de misticismo vive a cidade, mas, sim, de exuberâncias naturais, com a Serra da Mantiqueira e cachoeiras. Só de chegar a São Tomé das Letras, há uma sensação diferente, mas, não se pode negar que é uma percepção maravilhosa, com lindas paisagens, cachoeiras de fácil acesso, pedras, grutas lindas e misteriosas e o melhor montanhas encantadoras com muito verde. A atmosfera é mesmo diferenciada neste local. Só de chegarmos sentimos uma aura diferente, algo inexplicável. No Vale das Borboletas também tivemos a mesma impressão. Muito antes do ET de Varginha aparecer, São Tomé das Letras já era conhecida como a cidade dos óvnis e ser um ponto para contato com extraterrestres. A cidade também atrai muitos esotéricos. Eles acreditam que ali tem uma energia especial. Outro mistério, diz respeito a uma gruta do município. Grutas – Diz a lenda que a gruta do Carimbado tem um túnel que sai em Machu Pichu, no Peru. Fica só a lenda mesmo, pois, tentamos entrar, mas era muito escura e com poucos passos dados, sentimos falta de ar. Para entrar nela, pulamos galhos de árvores e entramos em um buraco. Eu que não sou dada a aventuras, fui só de curiosa, mas, não poderia deixar de pisar com meus pés em um lugar que é a maior lenda da localidade. Bem perto dali, fomos conferir a ladeira do amendoim. Assim como acontece na rua de mesmo nome que fica em Belo Horizonte, se colocarmos o carro em ponto morto e tirarmos o pé do acelerador, ele anda sozinho. Todo mundo fica testando e brincando por lá. Todos registram, tiram fotos, fazem o teste diversas vezes. É pura diversão. Até adultos voltam a ser criança com a curiosidade deste lúdico mistério! Já no centro da cidade, ao lado da Matriz, uma pequena gruta, a São Tomé, é uma graça e de facílimo acesso. Dizem ter sido ali que foi encontrada a estátua de São Tomé, que dá nome à cidade. Lá também se encontra inscrições rupestres – não tão ricas em detalhes como as que o Blog Viagens pelo Brasil já viu em Cocais. Contam é que a partir destes registros arqueológicos foi que se tirou o termo &lquot;das Letras&rquot; para o nome da cidade. Cachoeiras – Quem quer curtir as lindas cachoeiras de Minas Gerais e não quer fazer muito esforço para chegar até elas, deve ir a São Tomé das Letras. A maioria é de fácil acesso e não deixam a desejar em beleza e ainda proporcionam deliciosos banhos referescantes. O Vale das Borboletas faz jus ao nome. Lindas e coloridas, elas estão por toda parte. O charme do local também fica por conta de uma caverna com samambaias e a cachoeira sai em duas vazões/colunas, com queda dágua, funcionando como hidromassagem. Relaxante... Na entrada do vale, algumas barraquinhas oferecem produtos artesanais e cachaças das mais variadas para a venda. Algumas têm raízes e outras animais. Até com cobra, vimos. Para variar, a mais bonita e mais famosa é a Véu da Noiva. A mais próxima do centro da cidade é a da Eubiose e tem uma trilha tranquila. Agora, facilidade de acesso mesmo é a do Flávio. Famílias sempre a procuram por não precisar nem caminhar muito para se chegar até ela. Existem outras cachoeiras, mas, deixamos para visitá-las em outra oportunidade. As construções e as ruas de pedra, principalmente quartzito e extraídas nas pedreiras do município, também chamam bastante atenção. Basta andar pelas ruas da cidade para nos esbarramos, em cada esquina, com edificações deste tipo, datadas do século XVIII. A pousada Arco-íris onde ficamos hospedados, os passos da Paixão de Cristo e a igreja do Rosário são exemplos. As pedras também são a matéria-prima para artesanatos que são vendidos. Aliás, um mimo já nos recebia em nossas instalações na pousada: bombons e uma casinha de pedra para levarmos de lembrança do local. Achei muito gentil e fofo. As pousadas entram no clima místico e aproveitam elementos como duendes, gnomos na decoração. Os moradores e o pessoal que vai para lá é bem alternativo. A atmosfera hippie domina. Ao sairmos à noite, procurando um lugar para jantarmos, paramos em umas barraquinhas. E, claro, conversamos com muitas figuras emblemáticas que sempre visitam a cidade ou moram nela. Uma turista nos perguntou de onde éramos e, ao respondermos da Capital, ela logo soltou a frase: &lquot;que legal! Lá tem umas rave &lquot;mó legal!&rquot;. Achei engraçado. Ao lado dela, um rapaz interessantíssimo que eu ainda não tinha ouvido falar, mas, ao voltar para casa, baixei no youtube vários vídeos dele, inclusive, com a música que ele compôs em homenagem à mãe e nos contou a história ali mesmo. O nome do rapaz é Tibilk e a música, Ai Lourdes: Ai Lourdes, o que é que ocê tem que ocê não dorme? É o pó, é o pó é o pó, pó, pó &lquot;poblema&rquot;. Tibilk! Tibilk! O que que é que ocê tem que ocê não come. É o pó, é o pó é o pó, pó, pó poblema&rquot;! Ri demais... Uma figura!Ele tocava com o Ventania, que mora e é bem conhecido em São Tomé das Letras, faria show em uma casa, mas, não assistimos. Há alguns anos, o Ventania foi revelação em São Tomé das Letras. É uma lenda da cidade, compositor e possui um visual muito característico. Também é conhecido em cidades com tradição universitária em Minas Gerais, como Diamantina, Ouro Preto e Alfenas. Igrejas – E, se minha paixão é a igreja do Rosário, essa superou minhas expectativas. Tal qual e tão bonita quanto a de Coronel Xavier Chaves, ela é toda de pedra, seguindo a característica principal da arquitetura local. Contam que ela começou a ser construída pelos escravos no século XVIII, mas a conclusão da obra só se deu em 1995. As pedras foram retiradas das pedreiras locais e empilhadas sem nenhum tipo de rejunte. A matriz fica na praça Barão de Alfenas e tem estilo barroco. Por dentro é linda onde o rococó se destaca Parque – Exuberante, com vista privilegiada, inclusive para o pôr do sol – minha segunda paixão que amo fotografar em toda viagem que faço – e ainda engloba os principais pontos turísticos da cidade: Cruzeiro – de onde se vê toda a cidade e é o ponto mais alto da mesma, Pirâmide, Discoporto, que é o reservatório de água a cidade em formato de disco voador. O Mirante e Pedra da Bruxa. Ela recebeu este nome porque o desenho formado pela rocha faz alusão a uma bruxa. Estou falando do Parque Municipal Antônio Rosa. Para fotografar o pôr do sol, a tradição é marcar encontro na Casa da Pirâmide, toda feita em pedra e que está abandonada. É um dos pontos mais altos da cidade. São Tomé das Letras fica a 1444 metros de altitude e dela é possível ver toda a Serra da Mantiqueira. É simplesmente encantador ver as montanhas, as matas e o pôr do sol em Minas Gerais, principalmente, da cidade, que é linda em termos de belezas naturais. Enfim, os encantos de São Tomé das Letras são muitos e altamente atraentes é realmente um lugar místico e se é possível mesmo o contato com extraterrestes, não sei, mas, de uma coisa eu tenho certeza: o contato com a natureza e suas belezas é, sem sombra de dúvidas, em primeiríssimo grau e enche o coração, a vida, os olhos de uma imensa energia positiva!

DICAS PARA OUTROS VIAJANTES:
Visitei e recomendo: Gruta do Carimbado Ladeira do amendoim Vale das Borboletas Cachoeira Véu da Noiva Cachoeira da Eubiose Cachoeira do Flávio Pousada Arco-íris Passos da Paixão de Cristo Igreja do Rosário Igreja Matriz Praça Barão de Alfenas Parque Municipal Antônio Rosa Cruzeiro Pirâmide Discoporto Mirante Pedra da Bruxa Localização: São Thomé das Letras fica na região Sul de Minas Gerais, a 331 km de Belo Horizonte