Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Casas Especializadas em Bento Gonçalves/RS

Roteiro Caminhos de Pedra reúne lojas de produtos artesanais específicos do Rio Grande do Sul
Do total de casas deste roteiro visitamos apenas a do Chá (erva-mate) e da Tecelagem, pois,
tínhamos apenas a parte da manhã e alguns lugares as explicações são muito extensas, o que demanda tempo, mas, passamos na porta de quase todas. O Caminhos de Pedra traz casas centenárias, típicas dos colonos e reservam locais para boas compras de lembrancinhas e produtos típicos. Nesta região, também fica a vinícola Salvati & Sirena. Fomos visitá-la e nos encantamos com a simpatia e presteza do dono. No post sobre as vinícolas que visitamos tem mais informações sobre ela.


São sete quilômetros de extensão e 15 casas especia-lizadas, além das particulares, que podem ser visitadas. Elas realmente congregam a herança cultural dos imigrantes italianos. Em cada casa, é possível conhecer o trabalho artesanal, a cultura, gastronomia, arquitetura e a história dos colonos. O Caminhos de Pedra é considerado museu vivo pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul. As paredes de pedra ou madeira aparente são comuns nestas construções, que remetem ao norte da Itália.


Neste roteiro, localizado no distrito de São Pedro estão concentradas as delícias do Sul. Há as casas do Tomate, Salumeria (embutidos), da Ovelha (fazenda de ovelhas, mas, nos alertaram que a visita dura bastante tempo o que inclui conhecer toda a rotina do lugar), de doces, de massas, dentre outras. Há também a Cantina Strappazon, onde foram filmadas partes do filme O Quatrilho.

Foi importante visitar a casa de chá porque meu marido é apaixonado por chimarrão. Ele sempre se gaba de já ter preparado essa iguaria até para um gaúcho que não sabia como fazê-lo. E descobri que nem só de vinho vive Bento Gonçalves mesmo! Como bons gaúchos que são, o chimarrão é outra bebida bastante consumida. É comum ver pessoas apreciando um bom chimarrão nas ruas e praças. Na casa de chá, um imponente moinho dá as boas-vindas ao turista. O antigo moinho Ceconello ainda é movido por roda d’água. Além disso, o maquinário em que a erva-mate é toda beneficiada de forma artesanal data de 1918 a 1940. O processo vai desde a seleção dos galhos até a embalagem e o gosto é incrível. Até eu que não aprecio chimarrão gostei. Na loja, além da cuia e do mate, meu marido quis trazer de lembrança um filtro para colocar na bomba e não deixar que ela entupa, e um canudo de bambu. Há outros produtos feitos com mate à venda como cosméticos e geleias.

   
Uma casa nos chamou bastante atenção. Ao passarmos por ela, descemos para fotografar. Ela é toda feita da rocha tipo basalto irregular. Está em reforma para virar restaurante. Há fotos detalhando a história da casa. 

Na estrada, também vimos parreirais com umas tendas os envolvendo. Praticamente todos os lugares que visitamos explicaram que este procedimento é para conservar as uvas e protegê-las do frio, chuva. As uvas cultivadas assim são destinadas à mesa.
No almoço, paramos em um lugar muito especial e lindo. Já na entrada, muita história na árvore qe está na entrada do local. No antigo Umbu, há uma pequena gruta, que foi formada pelas raízes da árvore. Dizem que ela serviu de abrigo para os primeiros imigrantes que chegaram à região. A casa foi construída nos anos 1880 e, depois de restaurada, em 1994, retomou suas características originais, com as pedras basálticas aparentes.

Comida típica e, mais uma vez, fartamo-nos em um delicioso rodízio no restaurante Nona Ludia. Como entrada, tábua de frios, depois a sopa de capeletti, massas caseiras, conservas, saladas, polenta fria, queijo à milanesa, frango, vitella, sobremesa e um café quentinho... Ai... Ai... Come-se muito bem no Rio Grande do Sul!
Localização:
Região Sul do Brasil. O roteiro Caminhos de Pedra fica no distrito de São Pedro que dista 1 km de Bento Gonçalves, município do estado do Rio Grande do Sul.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.


Visitei e recomendo:
Roteiro Caminhos de Pedra
Casa de Chá (erva-mate)
Casa da Tecelagem
Restaurante Nona Ludia


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário