Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Farta gastronomia em Bento Gonçalves/RS



A culinária de Bento Gonçalves é abundante. Praticamente todas as refeições são servidas em sistema de rodízio, que inclui até a sobremesa, e não é apenas em churrascaria que este serviço é utilizado no Rio Grande do Sul. Até nos shoppings, custamos a achar um restaurante self-service no dia em que não quisemos comer em tão grande quantidade. Aqui faço um aparte: achei engraçado chegar ao restaurante do shopping e, no lugar daquelas tradicionais máquinas de refrigerante presentes onde é servido fast-food, encontrar uma de vinho e suco de uva. Depois, nos indicaram um lugar perto do hotel que também servia no buffet a quilo.

Além disso, em uma das noites que passamos na cidade, jantamos na pizzaria Nella Pietra. Para acompanhar, fugimos do vinho e apreciamos a cerveja artesanal da casa. A pizza é muito boa, deliciosa mesmo.


Os rodízios servem tudo à vontade. Começam com uma sopa de capeletti, depois salada de folhas com bacon e tomate seco, maionese, polenta, queijo coalho, pão italiano, massas caseiras com diversos molhos e a carne (à sua escolha. Seja o rodízio com diversos tipos ou o galeto). E depois disso tudo? Ainda tem a sobremesa, que geralmente é ambrosia, sagu com creme, pudim ou mousse. Come-se muito, mas muito bem também.

Claro que fomos a uma tradicional churrascaria. Afinal, estávamos no Rio Grande do Sul e, contradizendo o que Ronaldinho Gaúcho disse em uma entrevista quando ainda jogava no atlético mineiro, lá também eles servem queijo no churrasco. Quando o garçon se aproximou, a mineirinha aqui solta: "uai, Tem queijo?! Meu olhinho brilhou e o garçon, claro, morreu de rir!

A especialidade de Bento Gonçalves é o galeto e o mais gostoso que comemos foi no restaurante Di Paolo. Simplesmente eleito o melhor do Brasil pelo guia quatro rodas. E é maravilhoso mesmo, derrete na boca! Hum... Geralmente, é temperado com sálvia, salsinha, sal, vinho branco e é assado em brasa de carvão. Recomendo, recomendo e recomendo de tão bom que é, principalmente, se for o galeto primo canto. E nos explicaram que esta denominação se deve ao fato de se tratar de um frango, apelido dado a um galo que é abatido muito jovem, ou seja, ao seu primeiro canto.

O galeto se tornou tradicional na Serra Gaúcha porque, ao chegarem ao Brasil, os imigrantes italianos tiveram que adaptar suas receitas da Itália ao que encontraram aqui em nosso país. Então, as opções mais fáceis eram as caças ou engordar animais para o abate, portanto, engordar um frango é bem mais rápido do que as dificuldades de se ter acesso, à época, ao gado ou porco e, para diminuir este tempo de espera ainda mais, nada melhor que abatê-lo ao seu primeiro cantar. Porém, este detalhe também é responsável por deixar a carne muito mais suculenta. Eu amei esta iguaria!


  Localização:

Região Sul do Brasil. Município do estado do Rio Grande do Sul.
De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.

Visitei e recomendo: 

Pizzaria Nella Pietra
Churrascaria Ypiranga
Di Paolo

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                            *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário