Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Emocionante volta ao tempo em um passeio de Maria Fumaça


Arte, cultura, degustação de vinhos e muita emoção marcam este excelente e diferenciado passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Boa mineira que sou, o trem corre em minhas veias, ainda mais sendo neta de ferroviário. E depois de ter experimentado passeios em maria-fumaça de Minas Gerais, eu não poderia deixar de lado esta experiência inesquecível e emocionante em Bento Gonçalves/RS. Diferente de tudo que já vi em Minas, a atmosfera criada pelos responsáveis do passeio deixam tudo ainda mais encantador. Impossível não ver lágrimas rolando nos rostos dos turistas quando, ao apontar a Maria-fumaça nos trilhos, com o apito típico dela, na estação de embarque/desembarque, e ainda uma linda música épica sendo tocada ao vivo. O nó na garganta é inevitável!


Apresentações artísticas, belas paisagens e degustações de vinho marcam todo o passeio. Antes
de embarcamos na estação de Carlos Barbosa, pudemos conferir a manobra feita pela máquina para voltar a Bento Gonçalves. E, diferente do que acontece em Tiradentes/MG, eles não utilizam a rotunda, mas, o movimento é tão encantador quanto o dos mineiros.
O soar do sino avisa que é hora do embarque. O passeio dura em média duas horas. São 23 km de passeio recheado por muita natureza e estradas também, pois, em alguns momentos os trilhos ficam paralelos às ruas da região. E, principalmente, não falta muita alegria, festa, música, teatro... Todas atrações típicas italianas e gaúchas.




Uma curiosidade: a locomotiva em que o passeio é feito serviu de cenário para cenas do filme O Quatrilho. Em todos os vagões, a inscrição de primeira classe já deixam clara a elegância do passeio. Na entrada, já recebemos taças personalizadas para, em cada parada, degustarmos vinho ou suco de uva.



Na estação de Garibaldi, cidade conhecida como a Capital dos Espumantes, um rapaz nos recebe ao som de música gaúcha e italiana enquanto degustamos espumante moscatel e suco de uva. É nesta cidade que fica a chandon, famosa pelos espumantes. A primeira vez que experimentei um espumante de qualidade foi o chandon. Até hoje aprecio bastante.

Em Garibaldi também fica a fábrica da Tramontina. Aliás, antes de ser conhecida pelos vinhos, o Rio Grande do Sul era famoso por ser referência em móveis planejados e pela fábrica da tramontina.

Durante toda a viagem, apresentações artísticas encantam os turistas. Eles apresentam a tarantela e esquetes cômicos que animam a viagem. Ao final, um grande baile se forma com os atores tirando os passageiros para dançarem. Tudo inesquecível!


Localização:Região Sul do Brasil. Município do estado do Rio Grande do Sul.

De avião, o aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul a 39 km. Já o aeroporto de Porto Alegre, capital do estado, fica a 120 km.



Visitei e recomendo: Maria Fumaça


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Um comentário:

  1. Essa viagem a Serra Gaucha, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves é "trem" de mineiro.

    ResponderExcluir