Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ecoturismo e charme em Macacos/MG

O distrito de Nova Lima/MG chamado São Sebastião das Águas Claras, conhecido carinhosamente por
Macacos, guarda o tesouro dos recursos naturais, ideal para quem quer descansar ou bater um papo com os amigos nos diversos restaurantes do arraial nos finais de semana ou feriados. Depois de passada a fase da exploração do ouro, agora, os turistas descobrem o ecoturismo, praticando, principalmente, trekking, motocross, cavalgadas e ciclismo. As pousadas também são muito charmosas. Muitos sítios foram montados na localidade e engana-se quem pensa que toda essa badalação tirou o ar interiorano do lugar. E é por isso mesmo que Macacos torna-se atrativo cada vez mais procurado.

Cartão-postal – Sem sombra de dúvida, a igreja São Sebastião é a referência do distrito. A capela é simples, mas, destaca-se em Macacos.

O charme do lugar atrai também casais de namorados ou mesmo recém-casados. Nós do BLOG VIAGENS PELO BRASIL, por exemplo, hospedamo-nos no distrito para comemorarmos o aniversário de casamento da nossa administradora. Ficamos na Pousada das Águas Claras. Ela mantém um clima totalmente romântico. Ocupa uma grande área verde, com um riacho ao fundo, jardins e pomar diversificado. A fogueira é acesa à noite, castiçais/tochas feitos de bambu enfeitam todo o caminho para a chegada até o platô. O restaurante é muito bom e, em noites muito frias, disponibilizam cobertores para os visitantes. Ela foi a primeira pousada de Macacos. Para quem for em família ou grupo grande de amigos há até casas-chalés.

Quanto aos bares, um de maior referência em Macacos é o do Marcinho. Ele fica na estrada de acesso ao arraial. Rústico, mas, muito acon-chegante e uma comida deliciosa. O bar é ponto de encontro dos trilheiros que passam por lá para se hidratar e descansar até prosseguir o caminho ou a trilha. À noite sempre tem música ao vivo.

Os botequeiros de plantão têm endereço certo: em frente à igrejinha, ficam à vontade, sentados nas mesas da calçada no bar e restau-rante Dig-níssimo. Já um pouco afastado do centro, encontra-se o bar Orangotangos. Ele fica perto da cachoeira e sempre há música ao vivo. Interessante passar as tardes lá.
Cachoeira – A cachoeira dos Macacos é de fácil acesso, por isso, muito frequentada pelos turistas. Ela é toda rodeada por formações rochosas. A queda dágua é de aproximadamente 2 m de altura.

Agora, destaco um projeto interessante de ser conhecido: Instituto Kairós, que tem sede em Macacos. Ele promove diversas ações para que haja planejamento ambiental aliado à participação sociocultural e econômica das comunidades locais nos processos de desenvolvimento local. Há, inclusive, próximo à igreja, uma lojinha para a venda do artesanato produzido por eles.

Localização:Macacos é distrito de Nova Lima, que faz parte da Estrada Real. Região Central de Belo Horizonte. São Sebastião das Águas Claras dista 25 km da Capital mineira.


Visitei e recomendo:
Igreja São Sebastião
Pousada das Águas Claras
Bares: do Marcinho, Digníssimo, Orango-tangos
Cachoeira dos Macacos
Instituto Kairós

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e crédito das fotos: Karina Motta

2 comentários: