Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Maria Fumaça de Rio Acima/MG

Despretensiosa, a cidade de Rio Acima, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e faz parte da Estrada Real, é famosa por suas cachoeiras. Além disso, todos sabem que tudo em Minas é "trem" até mesmo o trem de fato (risos), por isso, nada mais natural do que batizar a primeira maria fumaça em funcionamento na RMBH de trem das cachoeiras, que, posteriormente, foi alterado para Maria Fumaça de Rio Acima, pois, o único porém é que não chega até elas. É preciso caminhar. O trem deixa o turista na estação e é só fazer o restante do trajeto a pé ou de carro, passando por uma estrada de terra. Em todo caso, as atrações musicais, alguns pontos turísticos da cidade e as belezas naturais do caminho fazem o passeio valer a pena.

Quando o BLOG VIAGENS PELO BRASIL foi à cidade, o trem ainda não estava em funcio-namento. Conhecemos apenas a estação, mas, tem uma seguidora do nosso blog que foi e adorou o passeio. Por isso, pela primeira vez, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL contará uma experiência de viagem a partir de outro olhar e de outra vivência. Agradecemos imensamente a participação e presteza da industriária aposentada, Maria Margarida de Brito, em aceitar nosso convite de entrevista para falar desta viagem feita por ela. E ainda ter disponibilizado as fotos do seu arquivo pessoal para postarmos aqui. 

A cidade é muito tranquila e simples. O que realmente chama a atenção é a bela paisagem e as cachoeiras muito visitadas. As mais conhecidas são Véu da Noiva, Santo Antônio e a Chicadona. Algumas referências da cidade são o casarão Viana, o Pontilhão, a capela de Santa Luzia e a igreja de Nossa Senhora das Dores e a de Santo Antônio.

Maria fumaça – A estação ferroviária em Rio Acima data de 1891. Logo depois do passeio de maria
fumaça, Margarida visitou o mini-museu que fica ao lado da estação. “Há maquetes, monitor e a maria fumacinha, que corre muito e é uma gracinha. Aqui,  conta-se toda a história a respeito das ferrovias mineiras. É muito bom. Também tem vários chapéus de maquinistas para que o turista possa tirar lindas fotos”, diz.

Pena que o trajeto é bem curto e, apesar do nome, o trem não leva a nenhuma cachoeira. Ficou mesmo a homenagem à fama da cidade. Por isso, em princípio, foi batizada de o Trem das Cachoeiras. O nome foi resultado de um concurso público realizado em 2009 com os alunos das escolas de Rio Acima. Na oportunidade, foram sugeridas três alternativas: Trem das Cachoeiras, Trem de Rio Acima e Trem do Alto Rio das Velhas e a primeira sugestão foi a vencedora por maioria simples. Daí o nome. Posteriormente, os responsáveis pelo passeio mudaram o nome para Maria Fumaça de Rio Acima. Mais condizente, aliás.  


São apenas sete km de passeio, com duração entre  30 e 50 minutos, que vai da estação ferroviária até o bairro Labareda. “Falaram que vão ampliar e eu queria que o passeio realmente fosse maior, mas adorei mesmo assim. Os vagões são antigos, há pessoas vestidas a caráter, com roupas de maquinistas e a paisagem é linda. Tudo muito bonito”, explica Margarida Brito. Além disso, no passeio, já a bordo do trem, poesias são recitadas e músicas clássicas são executadas por estudantes. “Adorei e até chorei. As músicas são lindas”, diz.


Na hora de voltar para Rio Acima, o trem para e é engatado em outro vagão. “Todos descem do trem e tiram várias fotos, depois partimos de volta”, afirma.

A aquisição locomotiva Elizabeth, que compõe o passeio de maria fumaça, foi resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Centro de Referência Ambiental e Turística (Crat). Ela recebeu este nome na usina de Timbó, na Paraíba. Este trem já transportou 30 vagões de cana-de-açúcar antes de vir para Minas Gerais e tem características de guerra. Fabricado em 1924, pela empresa alemã Orenstein & Koppel, o modelo é o único em operação no Brasil e um dos mais antigos. São três carros de passageiros, com capacidade para até 44 pessoas cada.

Para colocar em funcionamento a primeira maria fumaça da Grande BH, a linha férrea e a estação foram reformadas, além de realizar estudos de viabilidade e implantação, compra dos carros de passageiros e a construção da garagem para abrigar o trem. Agora, é só embarcar neste trem!


Localização:

Rio Acima faz parte da Estrada Real. Região Central de Belo Horizonte. A cidade fica a 38 km da Capital mineira. 


Recomendo: 
Estação Ferroviária
Trem das Cachoeiras


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto: Karina Motta


Crédito das fotos: arquivo pessoal Maria Margarida de Brito

6 comentários:

  1. Karina obrigada pela oportunidade! Realmente foi um passeio maravilhoso!Obrigada! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que não me canso de te agradecer, dona Margarida pela contribuição com o post do BLOG VIAGENS PELO BRASIL e ainda por ter protagonizado a nova fase do blog, com depoimentos de pessoas que também conhecem e visitaram as cidades por onde o BLOG VIAGENS PELO BRASIL passa.

      Excluir
  2. Sempre sonhei em fazer um passeio assim, aind aem SP quando morava tinha excursões e nunca me atentei. Sou apaixonada por coisas épicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo muito, Poesia do Bem. Assim que tiver oportunidade, realize o passeio de maria fumaça. É inesquecível. Enquanto isso, viaje conosco aqui mesmo no blog! Temos outros posts de maria fumaça em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. É realmente maravilhoso!

      Excluir
  3. Nós do CRAT agradecemos a oportunidade pela divulgação do nosso atrativo.
    Informamos que o nome mudou de trem das cachoeiras para "MARIA FUMAÇA DE RIO ACIMA" para evitar constrangimento aos visitantes.

    ResponderExcluir