Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2015

Romantismo no Circuito Gastronômico da Pampulha

Uma conjunção de bons fatores tornaram este passeio inesquecível. Sempre viajo para comemorar minhas bodas de casamento, mas, neste ano, não foi possível, portanto, resolvemos escolher um lugar bem romântico e como ainda estava acontecendo o Festival Circuito Gastronômico da Pampulha, em Belo Horizonte, onde moramos, selecionamos um dos restaurantes participantes. E não podia ter sido melhor escolha. Pelo simples fato de ser um piano bar, optamos pela Taberna Livorno.

O restaurante é bem aconchegante, com um clima intimista e ambiente maravilhoso. O diferencial já começa em sua capacidade para apenas 50 pessoas. A fim de não corrermos o risco de ficar sem mesa, realizamos nossa reserva uma semana antes e fomos brindados com a melhor no espaço do piano. Ao chegarmos ao local, vários carros já estavam estacionados, pois, ao lado também possui um barzinho, mas, para nossa surpresa ao darmos a volta para acharmos uma vaga lá estava uma bem em frente ao restaurante. Foi a primeira surpresa agradável.

Já ao entrarmos fomos muito bem acolhidos. O atendimento é impecável, os garçons muito
atenciosos. De entrada, pedimos um carpaccio... Maravilhoso! E para começarmos com o brinde, duas taças de espumante. O pianista já se apresentava em nossa chegada. Foi a certeza de que a noite realmente seria linda. 

A carta de bebidas do local é bem diferenciada e diversificada. Ao pedirmos o prato do festival, o gerente nos informou que outra promoção fazia parte do Circuito Gastronômico da Pampulha na casa: se optássemos por harmonizar a comida com o vinho indicado por ele, ganharíamos outra garrafa para levarmos pra casa. Claro que adoramos a ideia!

O prato - Apreciamos muito o malbec argentino Las Moras, safra 2014. Um vinho encorpado, de
aroma frutado e notas de chocolate, tabaco e frutas vermelhas. Ele harmonizou perfeitamente com a costela de cordeiro uruguaia ao molho de vinho com risoto de abóbora e amêndoas. Nesta edição do festival, a homenagem é ao Clube da Esquina, por isso, o prato recebeu o nome Paisagem da Janela. De acordo com a especificação, diz respeito ao "sincretismo cultural e a simplicidade refinada do Clube da Esquina e da comida mineira. Ambas as formas de expressão foram influenciadas por diversas culturas, mas apresentando grande originalidade". 


De sobremesa, pedi alfajor e estava bem cremoso. Depois, não resistimos às cervejas e fomos apreciar os rótulos que eles possuem. Meu marido escolheu a  Iron Maiden Trooper. De origem britânica, ela é inspirada na banda de rock Iron Maiden e feita pela cervejaria artesanal Robinsons e foi desenvolvida pelo vocalista da banda, Bruce Dickinson. Já eu me decidi pela belga Liefmans Fruitesse, que, para nosso espanto, é servida com pedras de gelo. Ela é feita com cinco diferentes tipos de frutas vermelhas e servida em copos on the rocks (de wisky). Para terminar, mais duas taças de espumante.


A música faz o clima ficar ainda mais agradável. Com músicas populares do Brasil e da Argentina. Amei ouvir Milton Nascimento e Vander Lee (meus maiores ídolos mineiros) ao piano. Foi singular. Eu que tenho a música como uma das minhas paixões também fiquei encantada. O instrumento musical fica bem reservado que comporta no máximo dez mesas tornando o lugar ainda mais encantador.

O espaço para o happy-hour também é muito interessante. Uma grande mesa ladeada de imensa variedade de rótulos de cervejas e vinhos nacionais e internacionais dão realmente o tom de taberna. Móveis em madeira deixam o ambiente ainda mais acolhedor. Tudo inspirado na pequena província italiana, a Livorno, que fica na região da Toscana.

Circuito Gastronômico da Pampulha 2015 - Nesta 6ª edição, que vai até o dia 1º de novembro, a homenagem é ao Clube e o tema deve integrar a montagem, conceito, ingredientes e nomes dos pratos elaborados exclusivamente pelos 21 restaurantes participantes.

O Circuito é realizado desde 2010. Ele divulga restaurantes da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Todos os anos é proposto um tema diferente que inspira os estabelecimentos participantes a criar pratos únicos com aromas e sabores diferenciados.


Visitei e recomendo:
Circuito Gastronômico da Pampulha
Taberna Livorno

Localização:
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e fica na região sudeste. O restaurante Taberna livorno fica na Avenida Atlântida.


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e crédito das fotos (arquivo pessoal): Karina Motta

2 comentários:

  1. As fotos e o maravilhoso escrito dão conta de uma experiência. Expressam sentimentos e tudo que os sentidos puderam captar. O momento está registrado e a data ficará marcada ao longo dos próximos anos. Amei. Obrigado Karina Motta por alcançar junto comigo este momento, 9 anos depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço a oportunidade de estar ao seu lado nos últimos nove anos.

      Excluir