Pesquisar este blog

domingo, 30 de outubro de 2016

Canela/RS é o destino escolhido para a 10ª boda de casamento

A dúvida pairou no ar, pois, a ideia inicial era aproveitar o décimo aniversário de casamento para realizar um sonho de adolescência e conhecer a Grécia. A realização ficou para depois, então, pensei: vou a algum paraíso brasileiro! Mais dúvidas entre Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha... Mas muito caros para o período desejado. Aí aceitei a sugestão de uma colega e resolvi ir a Foz do Iguaçu e emendar um jantar romântico na Argentina com direito a tango. Na cotação, o pacote também estava além das possibilidades... Quando ia desistir, minha agente de viagens entrou em ação e me propôs conhecer Gramado. Relutei, pois, sempre quis ir à cidade na época do natal, mas, depois, lembrei-me de conhecer Canela, que fica ao lado, e muito me interessava. Vamos combinar: são lugares extremamente românticos. Ideais para a lua de mel. Encontramos muito da arquitetura alemã Enxaimel. Os jardins sempre floridos são a marca das cidades e as deixam ainda mais lindas e românticas e ainda nos surpreendemos com a fonte do amor eterno em Gramado!




Em minha união estável fui a Aparecida do Norte com Campos do Jordão –  para que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, abençoasse meu casamento e cinco anos depois, no casamento civil, fui para a Serra da Piedade para que Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, estado onde nasci e moro derramasse bênçãos sobre minha união. Nada mais natural que em uma data tão significativa como os dez anos de casada fosse em algum lugar para agradecer tanta proteção nessa vida em comum com meu marido. E como sou devota de Nossa Senhora de Lourdes percebi que o destino ideal seria o lugar no Brasil onde o ponto turístico mais famoso da cidade é a Catedral Nossa Senhora de Lourdes e onde fica este santuário? Em Canela! Por isso, aceitei a sugestão da minha guia de turismo e mais uma vez o BLOG VIAGENS PELO BRASIL  foi  para o Rio Grande do Sul!


Emocionante! A imponente, exuberante e marcante Catedral de Pedra já é avistada ao longe. Toda em pedra basáltica e rica em detalhes. Não é à toa que foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010. À noite, fica ainda mais linda, com iluminação toda especial. Só a torre da igreja mede 65 metros de altura e ela possui 12 sinos de bronze. Fiquei emocionada quando, ao ir embora, passei antes pela catedral para me despedir e fazer minha última oração. Quando estava me dirigindo ao hotel, os sinos começaram a badalar. Foi como em minha chegada a Mariana. Certeza de que as bênçãos estavam mesmo sendo derramadas sobre o meu relacionamento.

                                       


Em estilo gótico, ela realmente traduz tudo o que este gênero arquitetônico suscita: pilares e linhas são altos desencadeando um convite à oração, uma prece às alturas. Os vitrais são ainda mais graciosos, narrando cenas bíblicas. A ideia é que o conjunto da obra transformasse as catedrais góticas em bíblias de pedra. Escolhi bem as bênçãos da minha primeira década de casamento.



Ah o altar... Magnífico! O quadro da Santa Ceia é lindo. Ele foi esculpido especialmente para o templo por um artista uruguaio. Também há os quadros da Via Sacra, da aparição de Lourdes para Santa Bernadete e os brasões dos evangelistas Marcos, Mateus, João e Lucas.


 Já na chegada ao Rio Grande do Sul, a caminho do hotel, a grata surpresa com a estrada magnífica que percorremos, a do Caracol, que está na conhecida rota dos namorados. Estava em um verde vívido. Uma pena apenas não estar florida. Apesar de estarmos na primavera, a floração das hortênsias atrasou e apenas poucas flores enfeitavam a estrada. E ainda refizemos este percurso em outras oportunidades durante nossa viagem.


O hotel onde ficamos hospedados foi em Canela. A localização privilegiada bem perto da praça central e a apenas 7 km de Gramado nos deixou bem à vontade para conhecermos a cidade e nos deslumbrarmos com a linda catedral de Nossa Senhora de Lourdes, que fica bem pertinho. Além disso, todos os restaurantes de Gramado oferecem transporte de ida e volta gratuitamente. É só ligar e combinar.

A praça João Correa é o ponto de encontro dos moradores e próximo a ela tem a antiga estação de trem de da cidade e artesanato em lojinhas na praça.

Canela tem tradição em teatro de bonecos e estava acontecendo um festival no período em que estivemos lá. Pudemos até acompanhar uma apresentação gratuita na praça no dia em que chegamos.







Localização:
Apenas 10 km separam Canela de Gramado, por isso, visitar uma cidade implica conhecer a outra. Gramado fica na Serra Gaúcha e fica a 125 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. E a distância entre Canela e Porto Alegre é de 132 km.

Visitei e recomendo: 
Rota dos Namorados
Catedral de Pedra – Nossa Senhora de Lourdes
Praça João Correa
Antiga estação de trem


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

* Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário