Pesquisar este blog

domingo, 4 de março de 2018

Angra - Ruínas Engenho de Bracuhy

Ficamos hospedados no Samba Hotel, em um condomínio fechado. E como eu adoro diferenciais durante minha estadia, amei! Além de marina e praia privativa, dentro do hotel há as Ruínas do Engenho Central de Bracuhy, um patrimônio histórico.  A origem do nome é indígena e significa madeira de pó - árvore usada pelos índios para fazer jogos.
A área do hotel era uma fazenda, que marcou a cidade por sua importante lavoura e comércio. Mas a localização demonstrou falta de planejamento para a criação do engenho e a levou à decadência. O nível dela em relação ao mar é muito baixo o que acumulava muita água da Serra do Mar. Dificuldade de acesso por causa do assoreamento do mar. 



São ruínas de um antigo engenho de açúcar, inaugurado em 1885. Ele está desativado há mais de 200 anos. Era uma construção típica do século XIX, que lembrava a arquitetura característica da Revolução Industrial. O engenho se destacava pela forma de produção, com máquinas a vapor, importadas da Europa, era muito diferente do tradicional, de esmagamento da cana em moendas. 



Durante nossa hospedagem, tomamos café da manhã no restaurante, que fica no cais em frente à marina. Aliás, este cais foi construído para facilitar o acesso à fazenda. Ele possui 250 metros de extensão. Embarcações de até 3,8 pés ficam atracadas ali. Muitos alugam o espaço para deixar suas lanchas e iates. 

Ao lado, fica o que eu chamei de estacionamento de lanchas. Pudemos observar o carrinho retirando uma delas e a colocando no mar para que fosse dada a partida. 



Ali perto também há o restaurante Estância del Puerto onde preferimos jantar. Peixes e carnes nobres servidos exatamente no ponto solicitado são os destaques. Gostamos muito do estrogonofe de camarão e as costelinhas de carneiro, criado na Nova Zelândia. 

O hotel fica a 30 minutos de carro do centro de Angra dos Reis, o que nos proporcionou conhecer um pouco mais da cidade como descrevemos em outro post.

Ao voltarmos do passeio ao centro da cidade, o nosso guia nos levou para observarmos as ruínas de uma antiga igreja de onde se tinha uma vista muito boa, mas que foi tomada pela vegetação. 



Localização:Angra dos Reis fica no sul do estado do Rio de Janeiro. A distância da capital carioca até a cidade é de 152 km.

Visitei e recomendo:

Ruínas do Engenho Central de Bracuhy
Marina e cais Bracuhy


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e Fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário