Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2018

Em Itabirito/MG, o distrito de São Gonçalo do Bação

Observação: este é mais um post em que fiz a viagem a mais tempo  mas não tinha feito postagem. Apenas das fotos na fanpage. Fica o registro agora. Pena que o hotel em que fiquei não oferece mais hospedagem.

Visitei a cidade mineira de Itabirito duas vezes e nestas oportunidades, fiquei hospedada em um  hotel fazenda no distrito de São Gonçalo do Bação que, infelizmente, não funciona mais. A natureza foi generosa. Uma pena, pois, por si só, já era uma excelente opção de turismo. Com muitos elementos a serem observados, prainha, passeio a cavalo, pesque e solte,  uma boa adega, comida no fogão a lenha, capela... E o contato permanente com a natureza! 


 

Em uma das vezes, foi no carnaval. Optei por lá, pois, estava recentemente casada e não gosto muito de curtir a festa, mas, meu marido adora. Fiz a barganha com ele: ficaríamos em lugar para descansar e, se ele quisesse, poderia ir ao centro curtir o carnaval, uma das festas referência na cidade de Itabirito.
   






Ao chegar, uma pequena aventura. Erramos o caminho e ficamos perdidos quase em meio à mata e o celular não tinha sinal para nos certificarmos do caminho correto. Voltamos e, ao conseguir sinal, pegamos a orientação correta.
Chegando ao hotel, uma grata surpresa. O dono era um juiz aposentado e ex-professor de Direito na UFMG e que deu aula para meu marido. Foi uma experiência muito enriquecedora, pois, à noite, conversamos muito sobre sua nova fase de vida, contou-nos muito sobre o ciclo do ouro, surgimento das cidades mineiras e como estava se dedicando à preservação do meio ambiente no distrito.


 










A prainha fica dentro do hotel.






O pontilhão por onde passa o trem da Vale era visto no caminho do hotel e da piscina também podia avistá-lo.






O melhor da culinária mineira podia ser degustado direto do fogão a lenha e ainda faziam questão de mandar buscar pastéis de angu (referência da região) recheados com umbigo de banana direto dos principais fornecedores da cidade.

Ao lado, fica o Itavestruz. Lugar na cidade que se dedica à criação do avestruz e o comércio dessa ave e de seus ovos.

Outra grata surpresa na localidade é a igreja do Rosário. Construção do século XVIII. Ela é  tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde o ano de 1955. Da igreja, tem-se uma linda vista.
  

Localização: São Gonçalo do Bação é um distrito de Itabirito, Minas Gerais, localizado a 14 km da sede do município e a 70 km de Belo Horizonte.


Visitei e recomendo: Pontilhão
Itavestruz
Igreja do Rosário
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil 


*Texto e fotos: Karina Motta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário