Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Chagall no CCBB/BH

O Centro Cultural Banco do Brasil de BH está em cartaz com a exposição “Marc Chagall: Sonho de Amor”. São mais de 180 obras deste artista que marcou o século XX. Finalmente, encontrei um tempinho para visitar. Estava ansiosa e a expectativa lá em cima. 












E foi superada. Não imaginei nada do que vi. Bíblia, amor, poesia e fábulas fazem parte e são recorrentes em suas telas. Muito marcante. Destacada também sua linha do tempo e, principalmente, sua relação com a Rússia por ter nascido lá de onde saiu e voltou para cuidar da arte em sua cidade natal.





De acordo com o CCBB, "a proposta da mostra é convidar os visitantes à uma imersão no universo vibrante, poético e fantástico criado por Chagall através do uso revolucionário das formas e das cores". Foram escolhidas obras representantes de toda a carreira do artista. Os temas são: origens e tradições russas; o amor e o exílio na representação do mundo sagrado; o lirismo e a poesia, reencontrados em seu retorno à França; e o amor transcendente, uma ode ao sentimento de estar apaixonado.































Marc Chagall nasceu em 7 de julho de 1887, no bairro judaico da cidade de Vitebsk, na antiga Rússia. Mas ele morou na França, nos Estados Unidos e na União Soviética, onde, após a Revolução Russa, ocupou o posto de Comissário de Belas Artes de Vitebsk, sendo responsável pela vida artística da cidade.























Mas foi em Paris que o artista viveu a maior parte de sua vida, desde sua mudança para lá em 1922. Para a cidade luz, Chagall dedicou várias declarações de amor.







Um dos maiores expoentes da arte moderna, Chagall faleceu na França em 1985, com 97 anos de idade. 


Localização:
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários – Belo Horizonte/MG

Conheça também e curta nossa página no facebook:


Instagram: blogviagenspelobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário