Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Engenho mais antigo do Brasil funciona em Coronel Xavier Chaves


Engenho Boa Vista
Eu estava ansiosa para conhecer a cidade de Coronel Xavier Chaves. Minha intenção era aproveitar minha ida a Tiradentes e visitar outras localidades próximas. Ao montar meu roteiro, fiquei fascinada com a foto da igreja e com a notícia de que a cidade possuía um engenho, o Boa Vista,  que pertenceu ao padre Domingos da Silva Xavier, que era irmão mais velho de Tiradentes. De acordo com a Embratur, é o mais antigo do Brasil em funcionamento. Tive a sensação de que estar lá seria mágico e foi.

Parece estar estampado em meu rosto a satisfação de viajar, curiosidade e prazer em vivenciar o local que estou conhecendo. Por várias vezes e cidades que conheci, os moradores locais fizeram questão de me abordar para contar uma curiosidade do município, de seus moradores ilustres ou de seus pontos turísticos. E foi isso que aconteceu assim que cheguei a Coronel Xavier Chaves. Eu estava admirando a Igreja Nossa Senhora do Rosário (toda feita de pedra) e me lamentando de ela estar fechada já que eu não poderia conhecê-la por dentro, quando um morador se aproximou de mim e me convidou para conhecer o interior da mesma já que ele guardava as chaves da igrejinha.
Igreja Nossa Senhora do Rosário

O morador nos chamou a atenção para algo que passou despercebido: o jardim tinha a foram de um terço. Ele ainda nos deixou subir até onde o sino fica. Foi maravilhoso! De acordo com ele, o que hoje chama a atenção na igreja - ser feita de pedra - não era visível. Apenas em 1973 o reboco foi retirado, na época da restauração. Muito propício já que o município é conhecido como a cidade das pedras, por possuir vários artesãos que produzem esculturas de pedra.

Essa igreja marcou de modo especial minha peregrinação pelas igrejas do Rosário em todo o Brasil. Quem acompanha meu blog já sabe que me intitulo especialista nesse assunto como já citei em post anterior. A fascinação por ela superou as expectativas. Vale a pena visitar e se encantar com esse maravilhoso município e, para variar, preciso voltar, pois estava com tempo corrido e pude apenas visitar esses dois pontos turísticos. Voltarei para ver as demais igrejas e belezas naturais, porém, já foi magnífica a experiência e quero repeti-la em breve.   

Visitei e recomendo:

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Engenho Boa Vista
Sobrado Coronel Xavier

Localização:

Coronel Xavier fica em Minas Gerais, a 179 km de Belo Horizonte, capital do estado.


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil 

                                                     *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

Um comentário:

  1. Você entra na cidade fazendo aquela brincadeira de que é uma cidade de primeira, quando põe a segunda... (risos). Aí é surpreendido pela Igreja de pedras e se retrai imediatamente da brincadeira se rendendo a um lugar maravilhosamente místico.
    Wagner.

    ResponderExcluir