Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Arquitetura, história e cultura caminham juntas em Sabará

Casa onde Aleijadinho morou
Antônio Francisco Lisboa, o reconhecido Aleijadinho, morou em Sabará por muito tempo enquanto desenvolvia seu trabalho na região. E se arquitetura, arte e cultura formam uma convergência de valores na cidade, esse artista também soube como ninguém aliar e encantar a todos nessas três áreas. Confirmado documentalmente, sabe-se que são do artista esculturas dos púlpitos, coro, balaustrada e imagens de São Simão Stock e San Juan de La Cruz, na igreja Nossa Senhora do Carmo. Há também a imagem de Santana no Museu do Ouro.
Museu do Ouro

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Foi o próprio pároco da igreja do Carmo quem nos indicou com precisão onde encontraríamos o casebre, que deu guarita ao grande mestre das esculturas e hoje é uma propriedade particular. Porém, agora é até mais fácil de encontrar, pois, colocaram no lugar uma placa de identificação.

A atual proprietária, uma senhora muito simpática, saiu à janela quando estávamos fotografando e, em sua simplicidade, disse que podíamos ficar à vontade, mas que ela não entendia o fato de vir gente até do estrangeiro fotografar uma casa tão velha. Sorrimos juntos sabendo que mesmo dizendo aquilo, sua vivência demonstrava que ela sabia o quão representante é a sua casa.

A Casa Borba Gato também mostra onde foi a moradia de uma das pessoas mais importantes da história de Sabará. Porém, há quem diga que o bandeirante nunca morou neste sobrado. Ele foi o fundador da cidade e quem descobriu o ouro na região, fazendo do município um importante núcleo comercial da colônia Portuguesa. Fico encantada ao visitar os locais e imaginar que aquele solo que estou pisando já passaram tantas figuras famosas, foi palco de lutas e história. Chego a me transportar para a época.

E foi exatamente assim que me relembrei da guerra dos Emboabas. A briga pelo ouro em que os paulistas, como Borba Gato, descobriram as lavras e acabaram perdendo o poder sobre as minas para os cariocas. Os paulistas chamavam de emboaba todos os portugueses, cariocas e todos de outras regiões que vinham em busca de ouro. Daí o nome da batalha. Depois da guerra, os paulistas foram considerados pessoas non gratas na região e, até hoje, muitos negam que Borba Gato tenha morado na residência que recebe seu nome.

O centro da cidade é todo tomado por prédios históricos e pode-se conhecer grande parte desse acervo arquitetônico e cultural de uma só vez e a pé. Com arquitetura em estilo inglês, o teatro Municipal é um dos que mais me impressionou. Ele é o segundo mais antigo do Brasil e um dos melhores em acústica. Apenas por curiosidade: o primeiro teatro brasileiro também fica nas Minas Gerais, em Ouro Preto (cidade que você, caro leitor, ainda vai conhecer por meio deste blog). Os imperadores D.Pedro I e D.Pedro II estão entre os visitantes ilustres do local. Claro que não perdi a oportunidade de me sentar no banco que eles ocuparam quando lá estiveram.
Teatro Municipal
Museu do Ouro é um belo e autêntico exemplar da arquitetura colonial do século XVIII. Ao adentrar o local, o visitante tem a sensação exata de como era a vida dos mineiros naqueles tempos, por meio dos utensílios e mobiliário da época.
Além destes, há vários outros casarios históricos, como o Solar Padre Corrêa (onde hoje está instalada a prefeitura municipal), Casa Azul e todo o casario da antiga rua Direita. A lista é extensa e só confirma a tese de que passear por Sabará é ter contato direto com a história, cultura e belezas mil.

Localização:

Sabará fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 19 km da Capital.

Visitei e recomendo:

Casa onde Aleijadinho morou
Casa Borba Gato
Teatro Municipal de Sabará
Museu do Ouro

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                                                       *Texto e fotos: Karina Motta

Um comentário:

  1. Sabará e Borba Gato são a Cidade e o personagem do Velho Oeste Brasileiro. Minas Gerais está a Oeste das principais concentrações urbanas da época todas no litoral. E a história de Borba Gato é cheia de disputas, duelos e tiroteios. Tudo isso é muito excitante de perceber quando se está a margem do Velhas em Sabará. Wagner.

    ResponderExcluir