Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Minha querida Sabará

Este post é especia-líssimo! Sabará está entre as cidades que mais amo no Brasil e é a mais próxima da Capital mineira, onde moro e, por isso, sempre que posso faço uma visita ao município. Confesso que nem sempre foi assim. Até que um dia montei um roteiro completíssimo para desvendar a magnífica, cultural, histórica e surpreendente Sabará. Não preciso dizer que me apaixonei, né, caro leitor. Neste texto, faço uma descrição geral, mas, tamanho é meu encantamento pela Igrejinha do Ó, por Roças Grandes, pelo teatro entre outros pontos turísticos que desmembrarei os assuntos assim como fiz com Belém do Pará e região.

Teatro Municipal
Ao chegar, um guia mi-rim, morador local, ofere-ceu seus serviços e nos mostrou os arredores do centro. Geralmente, como planejo bem toda viagem que faço não con-trato este tipo de serviço, mas aceitei por achá-lo muito simpático e foi bom, pois, acabou revelando alguns detalhes e curiosidades da cidade que não constam na internet.

Bem, começarei pelas iguarias culinárias já que escrevo este post perto da hora do almoço e essa parte é uma das mais deliciosas da cidade. A tradição da boa comida mineira se alia ao gosto da jabuticaba, fruta em abundância na cidade.

Culinária – Além de linda, a cidade é muito histórica, cultural e gastronômica. Há, inclusive, o festival de jabuticaba todos os anos, com barraquinhas que oferecem produtos variados: bolos, geléias, sorvete, tortas doces e salgadas, sucos, licores, vinhos... São receitas de família. Ao final, um júri especializado escolhe a melhor iguaria do evento e faz a premiação. O turista ainda tem direito a alugar um pé da fruta nos hotéis ou algumas casas dos moradores para deliciar essas pérolas negras.
Na hora do almoço, recomendo o Quintas dos Cristais, um parque ecopedagógico. O lugar é muito aconchegante e lindo, com mata, animais silvestres, cachoeira, música ao vivo, poesia e tem comida mineira de qualidade feita no fogão à lenha. Sempre que sinto vontade de comer ora pró nobis, uma verdura bem típica de Minas Gerais é para lá que me dirijo. Hum deu até água na boca de novo. Preciso voltar em breve!



Localização:

Sabará fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 19 km da Capital.


Visitei e recomendo:

Restaurante Quintas dos Cristais

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                                                                 *Texto: Karina Motta

Um comentário: