Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Visita ao presépio da Catedral Cristo Rei/BH

Na véspera da tradicional data em que se desmontam os presépios, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL foi registrar um especial, que foi montado no terreno onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte.

Uma pequena vila foi montada, em estrutura de madeira e bambu. Compõem o presépio: imagens em
tamanho natural, feitas de juta, um poço, anjos em aço e capelas onde se pode fazer pedidos de oração, rezar pela paz e se benzer com água benta. Para a confecção do presépio, foram utilizados materiais reciclados, como aço, madeira e pedras da própria obra da catedral.

 







Atrás do presépio, vista parcial das obras da Catedral Cristo Rei
A Catedral -  A ideia de se construir uma catedral metropolitana foi do primeiro arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, há quase 100 anos e só agora sai da idealização para ser concretizada. O projeto foi retomado em 2005 pelo atual arcebispo, dom Walmor e foi incluído um espaço para programas sociais e culturais. O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer e foi apresentado à população em 2011, quando houve a bênção da pedra fundamental.



As fundações e contenções para implantação da Cristo Rei e os pilares e paredes da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida estão prontos.


Construída na região Norte da Capital mineira, considerada o centro da Região Metro-politana, a Catedral irá congregar todos os 28 municípios da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte. Ela ocupará um terreno de 24 mil metros quadrados.

Serão três pavimentos. Na parte de cima, será erguida a igreja. Haverá dois espaços grandes para celebrações. Pórticos de 100 metros de altura representarão a verdade e a justiça, simbolizados por mãos postas em oração. A capacidade da nave será para cinco mil pessoas. Na parte externa, terá a praça das Famílias, um espaço aberto com altar e concha acústica, que abrigará até 15 mil fiéis em missas campais ou apresentações artísticas. A parte de baixo da catedral terá espaços abertos 24 horas para abrigar as pastorais sociais da arquidiocese e acolhida solidária.
Não há, ainda, uma data definida para a catedral ficar pronta. As obras começaram em 2013 e estão orçadas em R$ 10 milhões.
Capela provisória

Nenhum comentário:

Postar um comentário