Pesquisar este blog

domingo, 22 de janeiro de 2017

Bar e teatro juntos em BH

Uma nova e surpreendente atração em Belo Horizonte, a capital dos bares reúne duas excelentes oportunidades de diversão. O La Movida Microteatro junta bar, com inspiração espanhola e teatro em um mesmo ambiente. Gostei muito da proposta e quis conhecê-la imediatamente! Então, uni duas oportunidades em um passeio só: participar do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH) e conhecer um lugar diferente.
Se já estava admirada, fiquei impressionada! O intuito é se mover para ficar à vontade no local. Não há garçons para servir as mesas, mas, se é um drink mais demorado para fazer e as tapas, espécie de bruschetas, que o cliente pode pedir no bar e voltar para sua mesa que eles chegam lá sem demora. 

O espaço é mesmo marcante. Lindo e possui três salas para as apresentações das peças teatrais e um bar. A varanda é uma boa opção para os dias quentes ou happy-hour. As salas de teatro ficam em locais distintos para que você também se movimente para se dirigir até elas e um diferencial: você pode entrar com bebidas sem restrição alguma. São geralmente três peças em cartaz na noite com quatro horários diferentes e como elas duram no máximo 15 minutos, dá para o cliente se organizar e assistir às três se quiser. O cardápio das peças muda toda semana.




Logo na chegada, uma pessoa se aproxima e explica o funcionamento da casa. A mesma, na hora em que vai chamar para levar os espectadores até a sala da sessão usa um megafone (caso não tenha nenhuma peça sendo apresentada ou usa um sino para não atrapalhar caso exista alguma em andamento. Informações sobre as especificidades de cada sala também são dadas.


A decoração é diferenciada. Uma vitrola antiga e uns discos de vinil ficam dispostos em uma mesa no canto para que o cliente possa ir até lá escolher sua música ambiente e colocar para tocar. Livros sobre teatro, máscaras, mural com as matérias que saíram na imprensa sobre o local e um quadro anunciando as peças em cartaz também fazem parte da ambientação do lugar.



A proposta - Como o próprio espaço afirma, "microteatro é um formato teatral criado em Madrid, na Espanha, em 2009, que consiste na apresentação de micropeças com duração igual ou inferior a 15 minutos, com no máximo 3 atores em cena, para um público de até 15 pessoas, em um espaço cênico com medidas iguais ou inferiores a 15 metros quadrados. Além disso, também é parte das características desse gênero o acontecimento de várias micropeças simultaneamente em sessões sucessivas. E é isso que o La Movida Microteatro - Bar oferece: um espaço cultural que tem como força motora apresentações semanais de Microteatro. Desta maneira, o espectador escolhe quanto tempo passar no teatro, de acordo com o número de micropeças que quiser assistir. Ele escolhe também o valor que quer pagar, já que o ingresso para cada apresentação é vendido separadamente".


Comer e beber - A concepção é da publicitária e produtora cultural Clarice Castanheira e do ator Guilherme Théo. O cardápio e as bebidas são espanholas. As tapas, por exemplo, são uma delícia e há grande variedade delas. Escolhemos as de tomate cereja com queijo de cabra e parma e as de cogumelos. Para beber, a casa oferece a cerveja espanhola Estrella Galícia. Meu marido e eu experimentamos todos os tipos oferecidos. Ele gostou mais da red. Como não gosto, apenas provei e pedi um mojito, mas, depois vi um drink com o nome do local e fiquei curiosa. Ao perguntar como era feito aí sim me decidi tomar: vinho, que eles utilizam o malbec, schweppes e vermout. Não deixo de pedir dele agora toda vez que for ao La Movida.




Teatro - As peças começam às 21 horas. Escolhemos assistir a O Verbo e Coisas Boas Acontecem De Repente. A primeira é teatro de bonecos, com Igor Godinho. São simplesmente 15 minutos de muita emoção e concentração. Ao entrar na sala, a nossa guia já informa que ela estará completamente escura e que especificamente esta peça é assistida de pé. O breu toma conta na entrada. Depois, uma meia luz é acesa. A música fúnebre ao fundo já dá o sinal da intensidade da mensagem. E Igor começa a manipulação do boneco. É tão perfeita, que é possível sentir/ver as feições, reações e emoções do boneco de madeira. É imperdível e um trabalho impecável! A sinopse diz: "Tu és pó e ao pó retornarás." Este é o ponto de partida do microespetáculo de boneco "O Verbo", que trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e a sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis e em Eclesiástes". 

Em síntese, o segundo espetáculo traz Cynthia Paulino ao palco. A atriz interpreta uma senhora que "fala sozinha, fala com as paredes, desde criança, e hoje, especialmente, daqui a X minutos vai estrear. Está no camarim e então precisa falar e falar sobre a alegria de retornar aos palcos, sobre a vida, sobre o que é ser uma mulher pronta para perdoar e ser perdoada, sem arrependimentos e sem rede de segurança". Cynthia é completa no palco. Interage com o público e mescla momentos de riso e densos. O que torna mais leve, principalmente, o momento do manifesto em
que trata de assuntos delicados como feminicídio, homofobia... Os cacos colocados no texto também engrandecem o texto, que tem duração, originalmente de uma hora e que foi adaptado para a micropeça. Fiquei louca para assistir à peça toda. Aproveitarei o FIT ainda para fazer isso.

"Do brega ao underground, balada pop-rock-punk-metal, indie-disco-sertanejo e tals, vai ser divertido, colorido e dramático, una fiesta para todos los que tiene el alma libre! Livre adaptação de manifestos, entrevistas, músicas e textos da anti-diva Karine Alexandrino."

Em princípio, o local funcionará na rua Santa Rita Durão até março. Ainda não há um local definido para mudarem, mas, como a caixa do estabelecimento nos garantiu e seguindo a proposta de movimento, o La Movida não vai parar, vai se mover. Aguardo ansiosamente e aviso ao caro leitor para onde eles irão assim que souber, pois, tenho certeza de que voltarei ao local inúmeras vezes. Adorei mesmo!

Promoção - E o BLOG VIAGENS PELO BRASIL ainda ganhou a promoção #estounolamovida e ganhou três ingressos para voltar ao bar na semana seguinte. Claro que não perdi a oportunidade e lá fui eu. Desta vez, assisti às peças Souvenir e Grão. Nesta, a atriz Renata Rocha parte das definições para descobrir quem é diante do que foi e quer ser.  Agora, souvenir é magnífica! Surpreendeu. Mescla momentos cômicos com dramáticos e a participação do público é intensa. Este é um "convite a reflexão sobre tempo e escolhas, com uma dramaturgia viva e em movimento, somado a personalidade da palhaça Brisa, em estado de graça e poesia". Simplesmente adorei!


Localização:

La Movida Microteatro Bar – Rua Santa Rita Durão, 153, Funcionários



Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e fotos: Karina Motta

2 comentários:

  1. O lugar impressiona é motiva. Nos movimenta por dentro e por fora. As apresentações fazem pensar e o dinamismo para buscar o atendimento no bar nos faz interagir. É inovador e agradável. Gostei muito.

    ResponderExcluir